Curso Abril conclui formação de jornalistas; inscrições abertas

Curso Abril conclui formação de jornalistas; inscrições abertas

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 12:17

Jornalistas recém-formados já podem se inscrever para o 29º Curso Abril de Jornalismo. As inscrições vão até o dia 27 de setembro para profissionais graduados entre 2010 e 2011. O curso forma jornalistas nas modalidades Texto, Design, Infografia/Ilustração, Fotografia, Vídeo e Mídias Digitais. O processo seletivo é realizado em duas etapas. A primeira consiste na análise dos textos e materiais enviados pelos candidatos, avaliados segundo critérios de correção ortográfica, clareza, concisão e estilo (texto) ou qualidade técnica e criatividade (fotografia, design, vídeo, infografia, ilustração e mídias digitais). Na segunda fase, o candidato participa de uma entrevista pessoal com profissionais da Editora Abril em São Paulo e outras capitais do país. Os resultados finais serão divulgados na segunda semana de dezembro de 2011.

Formação - O curso de jornalismo é gratuito e acontece em janeiro de 2012, com o objetivo de atrair jovens talentos editoriais para trabalhar na Editora Abril. Em 28 anos, o programa já formou cerca de 1.800 profissionais. A média anual de inscritos no processo seletivo é de três mil candidatos.

Os candidatos selecionados irão produzir conteúdo jornalístico sob orientação dos profissionais da Editora Abril, assistir a palestras e participar de workshops, além de realizar bate-papos informais com especialistas de cada área. O programa tem a duração de cinco semanas.

Inscrições - O cadastro é feito somente no site do curso.

Sobre o Curso Abril de Jornalismo - O primeiro curso da história da Editora Abril aconteceu em março de 1968. Cem jornalistas de diferentes estados, selecionados entre 1.800 candidatos, participaram de um curso, cujo objetivo era ensinar a fazer jornalismo em revista semanal. Foi desse grupo que saiu a primeira equipe de Veja. Cinquenta desses profissionais continuaram trabalhando na empresa depois do período de treinamento. Inspirada nessa experiência, a ideia de um curso de formação de profissionais foi retomada em 1984, com a criação do Curso Abril de Jornalismo em Revistas. O curso é uma oportunidade para jovens jornalistas, designers e fotógrafos aprenderem na prática a fazer jornalismo em revistas. Em 25 anos, o curso formou mais de 1.500 alunos. Quase cem deles trabalham na empresa e muitos estão no mercado editorial.

Sobre o Grupo Abril - O Grupo Abril é um dos maiores grupos de comunicação da América Latina. Fundado em 1950, emprega hoje mais de 7 mil pessoas. O Grupo é composto das áreas de Mídia (Editora Abril, Mídia Digital, Elemídia, Alphabase e MTV); Gráfica e Distribuição, além da Abril Educação, que no início de 2010 passou a atuar separadamente do Grupo por meio de uma reorganização societária. A Abril fornece informação para praticamente todos os segmentos de público e atua de forma integrada em várias mídias.

veja também