‘Cyberbullying’ também é comum entre adultos no trabalho

‘Cyberbullying’ também é comum entre adultos no trabalho

Atualizado: Terça-feira, 13 Novembro de 2012 as 2:18

 

Quando se fala em bullying, a reação natural é de se pensar em um problema com crianças e adolescentes em colégios. No entanto, uma nova pesquisa realizada por universidades britânicas garante que o cyberbullying, ou bullying virtual, está também virando uma rotina entre os adultos no ambiente de trabalho.
 
Dos 320 entrevistados, 80% passaram por, pelo menos, uma situação constrangedora de bullying virtual no trabalho, enquanto 14 a 20% dos empregados sofrem com isso semanalmente. De acordo com o estudo, comandado por especialistas das universidades de Sheffield e Nottingham, ambas em Londres, na Inglaterra, este tipo de comportamento vem crescendo bastante nos locais de trabalho.
 
Segundo a pesquisa, as provocações costumam ser feitas em mensagens de correio eletrônico e também de texto para celulares. O relatório, chamado de "Punched From The Screen", ouviu funcionários de diversas firmas inglesas, que contaram suas experiências com o bullying e classificaram o que acreditam ser cyberbullying. A pesquisa detalha ainda como os funcionários podem evitar e se defender das provocações pela web e no celular.
 
“Acreditamos que esta pesquisa tem tudo para ter um impacto na forma como os empregadores veem o problema e como definem as políticas das suas empresas em relação a estes assuntos”, declarou o doutor Ian Coyne, um dos co-autores da pesquisa.
 

veja também