Dar opinião faz estagiário crescer na empresa e na profissão

Dar opinião faz estagiário crescer na empresa e na profissão

Atualizado: Segunda-feira, 4 Julho de 2011 as 1:25

Se você acaba de iniciar seu estágio ou programa de trainee e quer chegar logo ao topo da profissão, saiba que justamente essa pressa pode ser prejudicial para seus planos. Quem diz isso é o executivo Daniel Moczydlower, pronuncia-se Motidlover, que em apenas 12 anos de carreira foi de estagiário da Chemtech à cadeira de presidente da empresa. Engenheiro químico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), este paranaense conta ao iG Estágio e Trainee como foi sua trajetória e dá dicas sobre como se destacar para ter uma carreira de sucesso. Depois de um período na Ásia, onde coordenou projetos em Cingapura, Tailândia e Japão, ele voltou ao Brasil aos 34 anos para assumir o comando da Chemtech, que acabava de ser adquirida pela Siemens. Segundo Moczydlower, para subir rápido foi preciso ter calma e disposição para cumprir cada etapa da carreira, sempre aproveitando as oportunidades para dar opinião e procurar contribuir com a empresa.

Veja o que disse o CEO da Chemtech ao iG Estágio e Trainee:

iG: Como foi sua indicação a presidente da Chemtech?

Daniel Moczydlower: Foi no ano passado (2010), quando a Chemtech teve uma grande mudança na direção. A Siemmen, passou a ser a maior acionista e resolveu convidar apenas funcionários que construíram sua carreira aqui para assumir a direção da companhia. Não foi só meu caso, os demais diretores foram escolhidos assim.

iG: Qual a importância do estágio para se construir uma carreira de sucesso?

Moczydlower: Todos sabem que o estágio é uma oportunidade de aprender mais sobre a profissão, mas é a chance também para conhecer mais sobre a postura do profissional, convivendo com outras pessoas e aprendendo pelo exemplo. É a oportunidade para identificar boas práticas, posturas, como fazer uma crítica construtiva, como se posicionar, como colocar sua opinião de maneira clara. Porque tudo isso é que vai acabar destacando o profissional.

iG: O que você destaca como característica do estagiário que progride na carreira?

Moczydlower: Acho que motivação, vontade de aprender, tudo isso é importante para o futuro da carreira, mas o que a gente acaba conseguindo diferenciar é aquele jovem que sabe se posicionar, sabe dar sua opinião mesmo sendo novo. É aí que começa a aparecer a contribuição que esse jovem pode dar para a empresa.

iG: E depois de conseguir a vaga, qual é a dica para progredir na empresa?

Moczydlower: O mercado está muito aquecido e as empresas estão indo atrás das pessoas. Mesmo assim, para continuar na empresa é preciso ter uma certa humildade. Não é começar a trabalhar só com a visão do que a empresa pode fazer por mim, mas também o que eu posso fazer pela empresa. Um exemplo dessa postura, assim como é bom dar opinião, é fundamental também respeitar a opinião dos colegas. Saber ouvir e acatar as opiniões em contrario. Tem pessoas muito talentosas entrando nas empresas hoje com uma pressa muito grande de aparecer. É preciso calma para progredir, as cosias tem um time. Muita pressa pode atrapalhar sua carreira. O estagiário tem de estar focado em extrair o máximo da posição que ocupa. Dessa forma surgem oportunidades para avançar na carreira.

veja também