Desafios e oportunidades do início da jornada profissional

Desafios e oportunidades do início da jornada profissional

Atualizado: Quinta-feira, 15 Dezembro de 2011 as 9:31

Enquanto os jovens estão cursando a graduação, podem ingressar nas empresas como estagiários. É um período importante para adquirir experiência, conhecer áreas de negócio, particularidades de uma organização e, mais do que isso, para unir conhecimentos teóricos a práticas corporativas.

Após a conclusão da faculdade, os jovens deixam de ser estagiários e se tornam recém-formados ou jovens profissionais. Nessa etapa, eles podem ingressar em um Programa de Trainee, que geralmente aceita candidatos formados nos últimos dois anos.

Enquanto trainee, as possibilidades de novos aprendizados e desafios são constantes. Muitas vezes se aplica o "job rotation", metodologia que permite a atuação em diversas áreas da empresa e que garante ao jovem a aquisição da visão holística dos processos e negócios da empresa.

Em alguns casos também, o Programa de Trainee é específico para uma determinada unidade de negócio, em que o profissional conhecerá todos os processos que tal área abrange. Exemplo: se você ingressa na área de Finanças, entrará em contato com os departamentos de Tesouraria, Controladoria, Contabilidade, Planejamento Financeiro e assim por diante.

Na maioria dos casos, os trainees que tiveram performance de destaque são promovidos na área de interesse, ao final do programa. Porém, em algumas ocasiões, a promoção não ocorre, por fatores como a falta de alinhamento à cultura organizacional ou a não abertura de vagas em outras áreas de interesse.

Ao buscar uma recolocação, o jovem precisa ter paciência. Muitas empresas valorizam a bagagem profissional do candidato, enquanto outras buscam identificar talentos, ou seja, profissionais que podem desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais de forma alinhada às expectativas de uma empresa. 

Seja lá qual for o seu caso, é preciso fazer suas buscas pelo novo emprego com cautela e objetivo. Se candidatar para qualquer vaga não é legal e disparar o currículo para todos os lados pode acabar sendo prejudicial. Tenha foco, busque ingressar em uma empresa que valorize e na sua área de interesse.

Trabalhando com o que gosta, você poderá desempenhar bem suas funções e ter reconhecimento. Valorize os seus conhecimentos, sejam eles teóricos ou práticos, mostre seus ideais e transmita confiança para que o empregador possa identificar porque você é fundamental para aquela vaga. Acredite no seu potencial enquanto jovem profissional e vá em frente. O começo da carreira é mesmo conturbado.

veja também