Descubra os principais erros que você não deve cometer em uma entrevista

Dicas para se dar bem em entrevista

Atualizado: Quinta-feira, 10 Janeiro de 2013 as 8:51

 

Para se dar bem em uma entrevista de emprego ou estágio é preciso estar bem preparado e tomar cuidado para não cometer erros que podem causar má impressão e prejudicar você em um ótima oportunidade.

Não adianta ter um currículo atraente, o comportamento apresentado na hora da entrevista também é importante e pode ser o fator decisivo para que você consiga a vaga tão desejada, por isso mostrar-se desinteressado e errar no tipo de linguagem corporal pode ser um erro considerado ‘fatal’ pelos recrutadores e fazer com que você perca oportunidades muito boas.

Segundo uma pesquisa da CareerBuilder, uma empresa de seleção, as principais falhas de cerca de 60% dos entrevistados estão em não demonstrar interesse pela vaga, atender ou mandar mensagens de celular durante a entrevista e vestir-se de forma imprópria.

Além disso, falar mal da empresa em que trabalha atualmente ou do ex-chefe foi considerado algo antiético e desaprovado por 58% dos recrutadores.

Outros 34% dos recrutadores informou que não recruta candidatos que não são capazes de fornecer exemplos concretos quando questionado durante a entrevista.

"Uma entrevista de emprego pode ser uma das experiências mais desesperadoras que há, então é importante planejar e treinar", diz a vice-presidente de RH da CareerBuilder, Rosemary Haefner.

Como dica de preparação, Rosemary sugere que o candidato simule uma entrevista com algum amigo, para treinar as respostas tanto das questões esperadas quanto de perguntas surpresas. "Pesquise a empresa antes e pense em respostas que incorporem a sua experiência prévia. Quanto mais preparado estiver, mais difícil será cometer erros", diz ela.

Como a linguagem corporal é um dos fatores mais importante para uma boa entrevista temos algumas dicas para você se dar bem:

1-    Não evitar olhar o entrevistador nos olhos durante a entrevista;

2-    Sorria, isso transparece ao recrutador a imagem de simpatia;

3-    Ter um aperto de mão forte passa segurança ao recrutador;

4-    Mantenha postura, qualquer atitude que demonstre desinteresse pode ser fatal.

Agora que você já sabe o que fazer é só praticar e torcer para que a vaga seja sua.

 

 

com informações de: Folha de São Paulo

veja também