Descubra se o seu nível de timidez está acima do normal

Descubra se o seu nível de timidez está acima do normal

Atualizado: Sexta-feira, 29 Julho de 2011 as 10

Você é tímida e tem dificuldades de fazer amigos ou colegas de sala: até aí tudo bem, todo mundo é um pouco tímido e muitas vezes sente vergonha ou medo de se aproximar de algumas pessoas. Porém, a timidez pode ser algo sério e atrapalhar o dia a dia, fazendo você perder oportunidades de conhecer pessoas legais ou de atingir seus objetivos. Veja algumas dicas pra saber se sua timidez está fora do normal:

1 – Você não se entrosa de jeito nenhum No colégio, as pessoas tentam conversar e você não consegue prolongar o assunto. Sempre dá respostas curtas e pensa 10 vezes antes de responder. Isso é sinal de que você está com uma timidez exagerada, pois não consegue manter uma conversa por muito tempo. É difícil, mas tente relaxar e pensar que não há mal nenhum em bater um papo. Não ligue para a opinião das outras pessoas: seja você mesma que o seu jeitinho vai conquistar a todos, ok?

2 – Sente vergonha ao sair de casa Esse é um sinal grave de timidez: se você não gosta de sair de casa por vergonha da sua aparência ou porque não quer conversar com outras pessoas, sua autoestima está muito baixa. Tente procurar ajuda da família ou de alguém próximo. Não é bom ficar enfurnado dentro de casa por sentir vergonha, não é mesmo? É bom também sair e conhecer coisas novas!

3 – Só consegue conversar pela internet A internet chegou para salvar a vida dos tímidos: é muito mais fácil se comunicar pelo MSN, não é mesmo? É ótimo se você conseguir interagir pela internet, mas lembre-se que também existe vida além do computador. Curar o excesso de timidez é um processo lento e exige dedicação. O importante é colocar na cabeça que você não precisa ter medo de interagir e que isso vai te fazer bem! =D

4 – Não consegue pedir favores Você tem uma dúvida na aula, mas não pergunta ao professor porque tem vergonha de ser zoada e não pede favores por medo de ser julgada. Isso são encanações que devem acabar! Não pense no que os outros vão achar de você! Pode ser complicado no começo, mas seja segura e pense que você é um ser humano como qualquer outro e também precisa de ajuda.

5 – Se isola do mundo Você não gosta de conversar e prefere ficar trancada no seu quarto sem falar com ninguém. Algumas pessoas são reservadas, isso é completamente normal, porém não é legal não ter nenhum contato próximo com alguém. Todo mundo gosta de ter amigos e família perto para ajudar nos momentos difíceis, e é superimportante ter com quem contar. Abra seu coração e você vai ver como é bom se livrar das correntes da timidez.

Se você tem muita dificuldade em fazer amizades e conversar com qualquer pessoa, que tal procurar a ajuda de um psicólogo? Outras atividades são boas para perder a vergonha, como teatro, dança, praticar esportes em grupo... se você perceber que está muito sozinha e sente dificuldades em se entrosar, peça ajuda! Não sinta vergonha! Você vai ver como sua vida pode melhorar. Quem sabe, até mesmo, não rola algo especial com aquele gatinho? Força, garota!   

veja também