Deseja força e equilíbrio?

Deseja força e equilíbrio?

Atualizado: Quinta-feira, 25 Novembro de 2010 as 4:24

Nós surfistas (especialmente os competidores) estamos sempre na busca pelo melhor condicionamento físico para assim termos um melhor rendimento dentro d’água. E esse desejo também nos faz procurar bons acessórios. Uma boa prancha, boa parafina, decks, cordinhas, etc. Mas ultimamente temos visto o surgimento de mais um acessório que tem a proposta de trazer Power e Balance, ou seja, Força e Equilíbrio.

Vocês com certeza já devem ter visto as pulseirinhas coloridas que inclusive grandes nomes do surf já usam. É indiscutível a forma como os atletas aceitaram com tranqüilidade a proposta de ter mais um acessório em seus corpos na busca pela força e equilíbrio. E não vejo nada de mal nisso! Até tenho a minha.

Segundo a empresa que confecciona as pulseiras “Não importa a sua atividade o POWER / BALANCE ajuda na sua performance e a você se sentir melhor fisicamente e emocionalmente.” Mas existem muitos céticos em relação ao produto e seu poder. Muitos dizem que a explicação supostamente científica usada para vender a pulseirinha é conversa para boi dormir e o tal holograma mágico é exatamente igual a um holograma de segurança destes que há em etiquetas de software ou em qualquer cartão de crédito e que se quisermos mesmo melhorar nosso equilíbrio procuremos um professor de educação física e façamos exercícios e alongamentos.

Com certeza os exercícios não são um método mágico nem instantâneo, mas é o único que “sem dúvidas” deve fazer parte de nossas vidas e que vai nos fazer algum bem de verdade.

Como já disse eu tenho a minha pulseirinha, contudo minha esperança não está depositada nela. Ela está em meu pulso como mais uma pulseira que por sinal “Está na moda” assim como estiveram as “pulseirinhas do bem” que representavam boas campanhas. Agora, estou seriamente pensando em tirá-la, pois me preocupa que muitos surfistas hoje acreditem de fato que sem as pulseiras eles perdem seu potencial e assim atribuem todo seu sucesso no fato de estarem usando o adereço.

Devemos colocar nossa esperança naquele que de fato é o grande maestro do universo e Senhor da Força e do Equilíbrio. Apesar dos estragos feitos pelo homem na natureza Deus fez tudo perfeito e em pleno equilíbrio. O mar foi posto no seu lugar, os astros no espaço, cada célula de nosso complexo corpo, etc. Tudo na mais perfeita ordem! Mas o homem abandonou as orientações do maestro e se tornou desequilibrado. Seres desequilibrados em todos os aspectos, que destroem tudo e causam uma desarmonia tão grande em seus corações, em casa, no trabalho, na sociedade e natureza, que só lhes resta buscar equilíbrio e força em algo existente (de preferência criado por eles mesmos).

Na Bíblia, nosso maravilhoso manual, nosso Criador diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.13

Se buscarmos o Senhor de todo coração e colocarmos nossa esperança nele verdadeiramente, poderemos declarar com firmeza: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.” Salmo 41.1-3

Esse é o verdadeiro POWER e o verdadeiro BALANCE! Nossa fé no Senhor, essa sim não deve faltar em nenhum momento de nossas vidas! Pois só ele é sem dúvida alguma a verdadeira Força e Equilíbrio na vida daqueles que não abrem mão de tê-lo como seu único Senhor. E o preço foi pago por seu Filho na Cruz!

Fé só nEle, galera! Marquito Santos é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br

veja também