MENU

Geral

Desejo de melhor vida sexual leva jovens a consumir drogas

Desejo de melhor vida sexual leva jovens a consumir drogas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Um terço dos jovens europeus consome drogas, de forma abusiva, com o intuito de melhorar o desempenho sexual. Cocaína, heroína, ecstasy e cannabis são as substâncias mais utilizadas para atingir esse objetivo. A conclusão é de um estudo publicado pelo BioMed Central que referiu ainda que desse total, 23% são jovens do sexo feminino.

A investigação envolveu 1.300 pessoas com idades entre os 16 e os 35 anos sociavelmente ativos na 'vida noturna', de vários países europeus, incluindo Portugal.

«São cada vez mais os jovens que consomem drogas para se desinibirem ou melhorarem a experiência sexual. Estas práticas, obviamente, têm associados riscos, entre os quais uma maior propensão para contrair doenças sexualmente transmissíveis. Se olharmos para a realidade do nosso país e para as conclusões deste estudo não será por acaso que Portugal continua a ser o país europeu com as maiores taxas de mortalidade causadas por VIH/sida entre os consumidores de droga», frisou o presidente da Associação Para um Portugal Livre de Drogas (APLD), Manuel Pinto Coelho.

«Os jovens precisam de modelos que os ajudem a encontrar uma via positiva - uma via sem drogas. É importante, por isso, reforçar que tomar drogas não é natural nem inevitável e que elas não deverão nunca fazer parte da nossa cultura», acrescenta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições