Dicas de como escrever e-mails para vagas de emprego

Dicas de como escrever e-mails para vagas de emprego

Atualizado: Quinta-feira, 25 Julho de 2013 as 1:56

e-mailUma das formas de procurar emprego é mandar e-mail para as empresas que você tem interesse em trabalhar ou que tenham vagas disponíveis. Por mais estranho que pareça, mandar e-mails diretamente demonstra interesse por parte do candidato. Aqui vão algumas dicas para isso:
 
Como escrever e-mails para empresas: 1 – Seja objetivo
Deixe muito claro quais são as suas intenções profissionais. Você procura por um estágio ou cargo de carteira assinada? Em quais horários você está disponível? Não deixe que o gestor tenha dúvidas sobre seus objetivos. Preste atenção no título do e-mail também: coloque exatamente sobre o que se trata. Evite que a pessoa tenha que abrir o e-mail para saber o assunto.
 
Como escrever e-mails para empresas: 2 – Pesquise
Não mande um e-mail com o seu currículo caso não tenha pesquisado bem sobre a empresa ou caso você não saiba quem irá receber o arquivo. Enviar o email diretamente para a pessoa responsável mostra que você se preocupou em pesquisar os contatos corretos e isso, com certeza, é um diferencial.
 
Como escrever e-mails para empresas: 3 – Faça um resumo
Não mande o e-mail em branco ou somente falando que seu currículo está em anexo. Escreva um resumo sobre quem você é, suas principais qualidades e objetivos na empresa. Evite escrever muito, pois o e-mail não é a entrevista. Depois, você terá outras oportunidades de se estender mais.
 
Como escrever e-mails para empresas: 4 – Fique atento à linguagem
Corrija todos os erros de português que seu e-mail possa conter. Peça para amigos lerem, transcreva em corretores automáticos e, se precisar, consulte um dicionário. Erros de português “enfeiam” qualquer currículo, por mais qualificado que você seja.
 
Como escrever e-mails para empresas: 5 – Espere
É normal que a pessoa responsável demore uns dias para responder seu e-mail. Não fique perguntando várias vezes se eles receberam seus dados - duas semanas é um bom intervalo para verificar se o e-mail chegou. Se mesmo depois disso não houver resposta, pule para a próxima vaga.
 

veja também