Dicas para escrever um bom texto

Dicas para escrever um bom texto

Atualizado: Segunda-feira, 5 Março de 2012 as 8:38

Não basta vontade. Para quem quer escrever bem, algumas técnicas podem ser muito úteis.

Inspiração é um diferencial, mas concentrar-se nos objetivos é essencial.

O Universia tem algumas dicas que te ajudam a elaborar um bom texto.

Como com seus objetivos
Se você não quer alcançar algo, não há motivos para escrever. Defina o que você quer com o texto: instruir, convencer, vender, etc...

Organize tópicos
Hora de listar os objetivos do texto. Se você está fazendo um relatório, liste os quatro objetivos principais ou informações que ele deve conter. Se está escrevendo uma carta pessoal para alguém, liste as coisas que gostaria que essa pessoa soubesse. Ter essas informações ajuda a alcançar o objetivo.

Determine a estrutura do texto
O texto deve começar com uma caprichada introdução geral daquilo que você quer falar. Depois desenvolva os tópicos listados como objetivo. Por fim, o último parágrafo deve ser a conclusão de tudo que expôs.

Elimine o óbvio, seja direto
Informações que já estão implícitas no texto e podem ser compreendidas de forma automática não precisam de um destaque ou um parágrafo inteiro para explicá-las.

Não force estilos
Não invente uma nova forma de falar. Se expresse da forma como você pensa sem as coloquialidades e erros gramaticais do cotidiano. Dar sentido às frases e pontuar corretamente são extremamente importantes.

Revise e edite
No começo vai estar tudo confuso, normal. Depois dos primeiros rascunhos, leia o texto em voz alta, isso o ajuda a encontrar frases desnecessárias ou mal colocadas, etc...

Deixe o texto ‘descansar’
Quando você esquece o texto por um tempo e volta a ler depois, ele parece outro. Deixá-lo de lado por um tempo pode ajudar em uma última edição.

 

com informações do Universia

veja também