Dicas para quem não foi aprovado no vestibular ter estimulo para tentar de novo

Não passou no vestibular? Tente de novo...

Atualizado: Quinta-feira, 7 Fevereiro de 2013 as 9:56

 

reprovado no vestibularÉ chegada a hora dos resultados do vestibular e não existe coisa pior para um estudante do que procurar na lista de aprovados e não encontrar o próprio nome. Muitos se desesperam e acham que todo esforço foi em vão, mas será que isso é mesmo verdade e que toda a maratona de estudos foi perdida? Especialistas acreditam que não e dizem que o fato do aluno não ser aprovado no vestibular deve ser encarado como um degrau a mais na busca pelo sonho.

Élcio Bertolla, coordenador da Unidade Pinheiros do CPV Vestibulares, é especialista em lidar com alunos que não passaram em vestibular e recomenda a eles que após receberem a notícia de que não passaram no vestibular nesse começo de ano aproveitem para “recarregar as baterias”. Em muitos cursinhos pré-vestibulares as aulas voltam no começo de março, o que significa que os estudantes têm mais ou menos um mês para descansar.

Ele afirma que nesse período a melhor opção é aproveitar o tempo para viajar um pouco e espairecer para que quando o aluno retomar os estudos esteja mais empenhado e disposto para enfrentar o vestibular. “Todo guerreiro tem direito a um descanso. É importante que ele volte refeito, afinal é uma maratona que esses alunos enfrentam” diz Élcio.

Outro especialista no assunto, o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, complementa a idéia de Élcio dizendo que nessa hora o importante é que o aluno aprenda com a própria experiência traçando um novo plano de preparação, e principalmente, não deixe o desanimo abater a sua vontade de conquistar aquilo que deseja.

Tasinafo recomenda que o aluno observe a nota que tirou e faça uma auto-avaliação crítica para ver qual foi o problema, se foi porque ele não conseguiu administrar o tempo ou então porque percebeu que seu desempenho na primeira fase foi melhor do que na segunda fase, o que significa que ele deve treinar mais a escrita.

Outra recomendação dada por Tasinafo aos estudantes é para que os alunos que já fizeram um ano de cursinho não optem por estudar em casa e insistam em participar das aulas novamente. Segundo ele, é comum que alunos que já passaram por cursinho durante um ano, tenham o material e, por isso, optem por estudar em casa. “Eu não acho uma boa idéia, porque o aluno não vai fazer os simulados, por exemplo. Vale à pena fazer outro ano, vai ser importante” afirma ele.

O diretor lembra ainda que nessa fase, é importante pedir orientação de estudos para os professores e lembra que o estudante tem que se dedicar muito no novo ano. “É momento dele [estudante] ser bem crítico. Um ponto pode deixar trinta pessoas na frente na lista de aprovados, não pode ficar se enganando. (...) Tem aluno que às vezes fica chateado porque o colega conseguiu passar e ele, não. É hora aprender” afirma Tasinafo.

Depois de toadas essas orientações você que infelizmente não foi aprovado no vestibular não tem mais motivos para ficar ai triste. Levante a cabeça, vá espairecer e depois volte para correr atrás do seu sonho, afinal, se você não fizer isso nunca o alcançará. Boa Sorte!

 

 

com informações de: R7

veja também