Dicas para trabalhar em grupo na faculdade

Dicas para trabalhar em grupo na faculdade

Atualizado: Terça-feira, 12 Novembro de 2013 as 10:19

estágioEmbora os trabalhos em grupo sejam rotina na vida acadêmica, na faculdade os projetos se tornam maiores e mais ambiciosos. Por isso, é essencial saber como trabalhar com outras pessoas e garantir um desempenho de qualidade. Se você está preocupado com a equipe com quem terá de trabalhar em um trabalho, confira dicas úteis para manter a convivência em um bom nível e garantir uma boa nota para todos:
 
Como trabalhar em grupo na faculdade: 1. Defina regras e objetivos com antecedência
 
Pode parecer desnecessário, mas iniciar o trabalho definindo as regras de convivência e os objetivos pode evitar grande parte dos desentendimentos no desenrolar do processo. Especifique o que cada um dos integrantes irá fazer com o máximo de detalhes possível, estabeleça prazos para a entrega das etapas do projeto e deixe claro para todos o que o grupo precisa alcançar.
 
 
Como trabalhar em grupo na faculdade: 2. Deixe um tempo livre ao fim da programação
 
Estabeleça prazos anteriores à data de entrega do trabalho para que você possa lidar com imprevistos com tranquilidade. Se você tem dez dias para concluir o projeto, peça que todos os integrantes entreguem suas partes em uma semana e utilize os três dias restantes para corrigir pequenos problemas.
 
 
Como trabalhar em grupo na faculdade: 3. Agende reuniões de atualização
 
Trabalhos com prazos longos tendem a ser procrastinados. Para evitar esse tipo de problema, uma ótima saída é agendar reuniões periódicas de atualização, para que cada um preste contas da evolução da parte pela qual ficou responsável. Isso permite que o grupo trabalhe bem sincronizado, fazendo com que todos conheçam o andamento geral do projeto.
 
 
Como trabalhar em grupo na faculdade: 4. Revise o projeto antes da entrega
 
Ainda que seja um trabalho menos importante, garanta que tudo foi revisado. Pontos valiosos podem ser descontados de você por conta de erros de português e pontuação, evite-os. Peça que um dos colegas se responsabilize pela tarefa e depois todos podem conferir o trabalho.
 

veja também