Dilma vai negociar com Obama vagas em universidades dos EUA

Dilma vai negociar com Obama vagas em universidades dos EUA

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 8:55

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (17), em Uberaba (MG), que vai negociar com o presidente norte-americano, Barack Obama, que chega ao Brasil no próximo sábado (19), vagas para brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Ela discursou durante cerimônia de assinatura de um acordo para a construção de uma fábrica de fertilizantes.

"Nos interessa garantir oportunidades a brasileiros universitários para fazer cursos no exterior. Uma das questões que vamos discutir seriamente com o presidente Obama na sua visita ao Brasil é, nós damos conta das bolsas, nós queremos vagas e oportunidades nas grandes faculdades e universidades americanas", afirmou.

Atualmente o Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda, tem parcerias com universidade da espanha. No ano passado, foram oferecidas 40 bolsas pela Universidade de Salamanca a alunos selecionados do Prouni. O acordo entre o Ministério da Educação e a instituição de ensino vale por quatro anos.

Em seu discurso, em Uberaba, Dilma afirmou que investir em educação é uma das prioridades de seu governo. "Nenhum país deu o salto que temos de dar sem apostar nos seus jovens, nas suas crianças, seus operários e trabalhadores. Qualificá-los é um dos meus maiores compromissos."

A presidenta afirmou ainda, sem dar detalhes, que o governo lançará um programa de incentivo ao ensino técnico. "Queremos tirar nossos jovens do processo de exclusão e marginalização. Por isso, vamos lançar o Programa Nacional de Ensino Técnico", disse.

Por: Nathalia Passarinho

veja também