Dizer 'obrigado' pode tornar relação mais feliz

Dizer 'obrigado' pode tornar relação mais feliz

Atualizado: Sexta-feira, 22 Junho de 2012 as 12:32

Dizer “obrigado” com frequência pode aumentar a felicidade do casal. A palavra e outras atitudes simples, como tocar o outro e manter contato visual, podem tornar o relacionamento mais duradouro e completo, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os dados são do jornalDaily Mail.

Primeiro os cientistas analisaram 50 universitários que namoravam há cerca de 15 meses. Eles responderam questionários noturnos durante uma semana sobre a vida amorosa, incluindo se eles se sentiam estimados e se tratavam a cara metade com apreço. Os casais que se sentiam valorizados se mostraram menos propensos a terminar durante o período de nove meses de acompanhamento.

Em seguida, a equipe monitorou as interações entre companheiros de 18 a 60 anos, sendo que quase metade vivia junto. Contaram quantas vezes se tocaram, fizeram contato visual, disseram “obrigado”, se inclinaram em direção ao que estava falando. Verificou que os que mais demonstraram cuidados eram mais felizes com a relação. “Sentir-se apreciado por seu parceiro influencia a forma como você age em seu relacionamento e quanto quer ficar com ele”, explicou a pesquisadora Amie Gordon.

veja também