EA Sports UFC terá golpes característicos de cada lutador

EA Sports UFC terá golpes característicos de cada lutador

Atualizado: Quinta-feira, 13 Junho de 2013 as 2:38

ufcA nova versão da franquia oficial do UFC foi anunciada há pouco mais de um mês e já se tornou um dos jogos mais esperados do ano. Durante a E3 2013, em Los Angeles, Estados Unidos, os desenvolvedores da EA Sports mostraram os últimos avanços para a próxima geração do game, a ser lançada para PlayStation 4 e Xbox One.
 
Um novo conceito de MMA nos games
 
Com data de lançamento para o primeiro semestre de 2014, o jogo promete revolucionar os títulos de luta com um realismo nunca antes visto. Em uma sala fechada, onde câmeras eram proibidas, imagens iniciais eram mostradas para um público boquiaberto. Novos recursos, como deformação da pele, rugas e alteração da cor sob pressão (o que acontece muito ao longo do jogo), ficaram ainda mais vivos com o efeito de cada pancada. O dano parece real, com uma infinita variação de ferimentos que podem ser causados. Uma comparação entre quatro rostos não deixava dúvidas da dificuldade de diferenciar qual deles era criado no computador.
 
Ficava claro, pela forma com que as imagens eram apresentadas, que ainda há muito trabalho pela frente. Mesmo assim, os movimentos dos personagens já estão muito mais reais, com o uso de um extremamente dinâmico jogo de pernas e a interferência real do cenário. Além das paredes do ringue se movimentarem sob pressão, elas vão poder ser utilizadas como apoio para golpes muito mais potentes.
 
Saindo do visual, os desenvolvedores prometem muito mais inteligência para o novo UFC. Com consultoria do canadense Adam Ryan, faixa preta em Jiu-Jitsu Brasileiro, que teve aulas com o próprio mestre Carlson Gracie, muito deve mudar na dinâmica de chão do título. A começar com a encaixada dos golpes, que sempre pareceram pouco realistas. Um estrangulamento ou armlock não vai mais entrar com perfeição ao apertar de um botão, necessitando de uma estratégia de movimentação necessário para conseguir posicionar uma finalização.
 
Além disso, os jogadores deverão receber mais diferenciação. Com o que os desenvolvedores estão chamando de MMAi (inteligência em artes marciais mistas), cada um terá objetivos diferentes. Essa nova riqueza de detalhes estratégicos tem o potencial de mudar completamente o estilo de jogo de cada um, com planos de luta baseados nas tendências de cada lutador na vida real.
 
Mesmo com apresentação fragmentada, com expressões em uma parte, e texturas e movimentação em outra, tudo indica que os fãs de artes marciais ficarão bastante satisfeitos com o resultado final.
 

veja também