MENU

Geral

Em dois dias, Enem registra 800 mil inscritos

Em dois dias, Enem registra 800 mil inscritos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 já contabilizou 800 mil inscrições até as 15h desta terça-feira (24), segundo o Inep. O prazo foi aberto às 10h desta segunda-feira (23). A expectativa é de que o número de inscritos chegue a 6 milhões.

O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa custa R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, dobrou a infraestrutura tecnológica para receber até 120 mil inscrições por hora.  Ao todo, o sistema suporta 300 mil acessos simultânes. Além da capacidade de tráfego, também foram trabalhadas as questões de segurança, com uma central de monitoramento de todo o ambiente 24 horas por dia. Para garantir o sucesso do sistema, que é próprio e exclusivamente dedicado ao Enem, outras experiências de sucesso no governo federal foram levadas em conta, como a entrega da declaração do Imposto de Renda e da apuração das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Veja como se inscrever

O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. O G1 mostra abaixo alguns pontos importantes que os estudantes que vão fazer o Enem devem estar atentos, indicados no edital do exame:

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que eclarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep que poderá negar a isenção. No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições