Encara um mergulho apreciando os tubarões?

Encara um mergulho apreciando os tubarões?

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 8:15

Para muitas pessoas, tubarão e mergulho são duas palavras incompatíveis. Entretanto, para algumas poucas, chega a ser o motivo que as leva a procurar o mergulho.

Transformado em monstro dos mares durante séculos nas lendas dos marinheiros e imortalizado como besta assassina nos filmes da série "Tubarão", hoje em dia cresce o número de pessoas que começam a entender o papel deste animal na natureza.

Com o conhecimento, vem a curiosidade ocupando o lugar do medo, levando cada vez mais um número expressivo de pessoas, especialmente mergulhadores, a buscarem um contato maior com esse animal. E por que não visitá-lo em seu meio natural? Isso mesmo, hoje existem viagens de mergulho especialmente desenvolvidas para colocar o mergulhador em contato com tubarões de várias espécies.

Opções - Você pode escolher entre encarar o temido tubarão branco (o do filme), dentro de uma jaula ou passear lado á lado com o gentil gigante da família, o tubarão baleia que se alimenta de plancton e pode atingir mais de 15 metros de comprimento.

Agora, se você quer ver tubarões às centenas, um destino certo é o arquipélago de Galápagos, famoso pelos estudos feitos por Charles Darwin em sua teoria da evolução das espécies. Lá, você poderá fazer mergulhos entre cardumes de turabões martelo ou tubarões de Galápagos, uma espécie endêmica das ilhas. Tubarões baleia também são vistos por lá com certa freqüência, mas não conte como certo seu encontro com esse gigante.

Depois de uma viagem como essa, certamente os tubarões terão mais um aliado para sua preservação como espécie importante no delicado equilíbrio da cadeia alimentar dos oceanos deste planeta.

Por Ricardo Stangorlini

veja também