Então é proibido proibir...

Então é proibido proibir...

Atualizado: Terça-feira, 12 Julho de 2011 as 11:42

Quando foi a última vez que dissemos 'não!'? 'Não devo' e 'não posso' são frases pouco usadas hoje em dia. A moda atual é que tudo pode. O que vale é o aqui e o agora. Nessa onda "Deixa a vida me levar" o que temos a perder? Afinal, só se vive uma vez...

Basta um olhar atento para perceber que o que está em alta é a buscar pelo prazer, independentemente do custo. Por isso, relacionamentos sérios estão em declínio, os rodízios nas empresas estão cada vez maiores e as pessoas se sentem mais vazias. Por que insistimos em buscar fora o que somente encontramos dentro do nós?

É fácil responsabilizar os outros pelas nossas frustrações e insatisfações. E assim vamos de galho em galho, de romance em romance, em busca sabe-se lá do quê. Se pode né, por que não? Brincar levianamente com o coração dos outros também está permitido.

Antes as pessoas ligavam para a opinião alheia e a moral e os bons costumes freavam muitas atitudes impensadas, mas atualmente as coisas mudaram. Piercing pode, tatuagem pode, usar drogas pode, trair pode, mentir pode, abortar pode, tirar vantagem pode, fazer fotos nuas pode, intervenções estéticas pode. Só uma perguntinha: o que é que não pode mesmo?

Quantas exceções e justificativas criamos para exercitar plenamente a liberdade, o individualismo, o orgulho e a vaidade. Ai de nós, ó Pai, se soubéssemos das consequências do abuso do "eu". Nesse culto desenfreado pelo prazer material, sexual e emotivo perdemos a noção da simplicidade, da necessidade, do bom senso, do respeito ao próximo, do certo e do errado, da nossa essência individual.

Cada um é juiz de si mesmo e refletir é sempre bom e preciso. Deixando de lado as diferenças de credo religioso, posição social ou econômica, todos nós, seres humanos, temos uma coisa em comum: consciência. Basta prestar atenção a ela. A fé e a esperança que sempre há um dia após o outro podem nos ajudar nessa batalha. E mais do que isso, a certeza de que existe uma lei universal de ação e reação pode nos colocar no caminho certo a seguir.

Por: Greice Tedesco

veja também