Entenda as mudanças no novo feed de notícias do Facebook

Entenda as mudanças no novo feed de notícias do Facebook

Atualizado: Quinta-feira, 14 Março de 2013 as 12:55

 

Depois de anunciar um novo serviço com o Graph Search, que por aqui ganhou o nome de "Busca Social", a grande novidade apresentada por Mark Zuckerberg na última quinta-feira (07), foram as mudanças e a maior organização no novo Feed de Notícias. E ontem, foi a vez da nova timeline do usuário também ganhar uma nova cara.
 
O TechTudo teve acesso em primeira mão ao novo layout e mostra as novidades que estão sendo liberadas aos poucos para os usuários da língua inglesa, nesta primeira leva da atualização. A grande novidade será a unificação do layout em todas as plataformas do Facebook, tendo a mesma usabilidade via web, tablet ou smartphone.
 
facebook
 
A nova arrumação
A tela principal do feed de notícias ganhou uma nova arrumação ao trazer o chat (messenger) para junto da barra lateral à esquerda, que na última versão já listava as páginas, grupos, apps, e favoritos.
A busca social será integrada ao antigo espaço para a busca do Facebook. Agora englobando uma melhor ferramenta para se encontrar pessoas, lugares e itens publicados na rede social.
 
A parte multimídia com fotos e vídeos
Nesta nova versão as fotos e vídeos ganham uma maior atenção e passam a ser exibidas em tamanhos maiores, junto a legenda e a localização de onde as imagens foram capturadas (caso o usuário habilite as informações de geolocalização).
 
Quando um vídeo ou uma imagem ganha um grande número de compartilhamentos na rede, os "avatares" dos seus amigos aparecerão ao lado das publicações, facilitando o reconhecimento de cada um. Na antiga versão somente os nomes dos amigos apareciam abaixo dos posts.
 
Ao visualizar uma galeria de fotos publicada no novo feed de notícias, a exibição ganha um foco ainda maior, com diversos tamanhos de imagens e com a legenda do álbum sobre a foto de capa.
 
Publicações de apps e páginas
Quando se navega no novo feed, ao receber novas publicações, um "box" com o número de novos posts aparecerá ao centro da tela do usuário. Essa ferramenta já existia nos apps mobile do Facebook.
 
As publicações de apps e páginas também ganham mais destaques e nova disposição no feed de notícias. Ao "curtir" várias fotos de um amigo no Instagram, por exemplo, as imagens entrarão juntas e com maior tamanho, uma ao lado da outra.
 
Os filtros das publicações
 
face novo
 
Uma das grandes novidades são os filtros manuais de posts. Que agora ganham uma posição de destaque, no topo à direita. Nele, o usuário poderá escolher por qual feed deseja navegar, podendo filtrar só as fotos dos amigos, os games mais jogados, as músicas mais escutadas, as publicações das páginas que segue, as publicações dos melhores amigos, os posts dos grupos, ou somente os posts dos familiares.
 
Com essas novidades, o usuário poderá ter uma melhor navegabilidade pela rede, podendo sempre escolher o que quiser visualizar. Uma mudança simples que aumenta ainda mais a permanência do usuário dentro do Facebook, e que no fim das contas acaba agradando todos os lados.
 

veja também