Escola Técnica de comunicação é inaugurada em SP

Escola Técnica de comunicação é inaugurada em SP

Atualizado: Terça-feira, 16 Agosto de 2011 as 10:14

A Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, localizada no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (15). O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, participaram do evento. Inicialmente, a escola formará técnicos de multimídia e produção de áudio e vídeo. As aulas começaram no início deste mês.

"É uma Etec da modernidade, com os cursos mais modernos, multimídia, rádio e televisão. Há uma grande demanda do mercado. Nós estamos começando com dois cursos, à tarde e à noite, mas a proposta é ampliar o número de cursos. Sempre voltado à área de comunicação", disse o governador durante a inauguração.

A Etec é uma parceria do Centro Paula Souza, da TV Globo e da Fundação Roberto Marinho. "É uma parceria muito vantajosa porque você tem uma sinergia e une excelências", disse Alckmin.

Os dois cursos atualmente disponíveis são multimídia, com duração de três semestres, e produção de áudio e vídeo, com quatro semestres. O governador destacou a grande procura pelos cursos na primeira seletiva: 912 inscritos disputaram 160 vagas disponíveis neste segundo semestre. "Houve uma grande procura, normalmente são quatro alunos por vaga. Aqui, à noite, foram quase dez alunos por vaga", comentou.

Durante o discurso de inauguração, João Roberto Marinho falou sobre o compromisso da TV Globo com a educação. "Essa escola é fruto de mais uma parceria bem sucedida. Nós nos orgulhamos muito de poder contribuir para a formação dos jovens brasileiros. É motivo de muita alegria saber que a escola já está em atividade", disse. Os jovens que têm aula na Etec participaram do evento na tarde desta segunda-feira.

O diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, explicou que a empresa continuará a dar apoio à escola. "Nós nos comprometemos a construir a escola, manter todo o paisagismo, dentro de princípios de sustentabilidade, e o governo do estado entrou com toda a parte de recheio, toda a parte tecnológica, que nós orientamos. Os equipamentos foram comprados pelo governo e nós vamos, na medida do possível, nos cursos que virão pela frente, dar apoio, visitas técnicas à TV Globo, workshops e palestras dos nossos profissionais aqui na escola. Imaginamos que, no futuro, podemos aproveitar vários talentos que vão surgir aqui", disse Florisbal.

Alckmin comentou sobre a vantagem das parcerias para a população. Ele citou as construções do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, ambos na capital paulista, feitas em parceria com a Fundação Roberto Marinho. "Hoje, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa estão entre os três mais visitados do Brasil, o que mostra a aprovação da população."

Ampliação das Etecs

O governador de São Paulo disse que, no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, está prevista a ampliação das vagas nas Etecs em todo o estado. "Vamos ampliar fortemente. Hoje temos 125 mil vagas que oferecemos todos os anos. Vamos chegar a 40% dos alunos que se formam na 9ª série do Ensino Fundamental podendo ter acesso a ensino técnico", afirmou.

veja também