Escolas de SP terão disciplina de educação empreendedora

Escolas de SP terão disciplina de educação empreendedora

Atualizado: Quarta-feira, 3 Agosto de 2011 as 9:16

Para incentivar o empreendedorismo entre crianças e jovens, o Sebrae-SP  em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo incluirá uma nova disciplina no currículo escolar dos alunos de primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental nas escolas estaduais.

Esta é a primeira vez que o projeto, denominado de Educação Empreendedora, é levado para a rede de escolas estaduais paulistas. A iniciativa, que já existe em escolas particulares e municipais, começará pela capital e Baixada Santista.

Na segunda-feira (18), teve início as atividades das primeiras turmas de capacitação de professores da capital, nas regiões Sul e Oeste. Na terça-feira (19), começaram a ser treinados professores de São Vicente.

Aulas em agosto

Com a capacitação, as atividades poderão ser iniciadas nas escolas em agosto. Vale destacar que a disciplina não é obrigatória, e o programa estará disponível a todas as escolas que demonstrarem interesse.

Durante as aulas, serão abordados temas que ensinarão os alunos a trabalhar em equipe, aprender com os próprios erros e desenvolver a percepção do que acontece ao seu redor.

Os alunos também realizarão projetos que demandam comportamento e cultura empreendedora, ética, cidadania, cooperação, inovação e sustentabilidade. Eles serão estimulados a desenvolver comportamentos empreendedores, por meio de informações básicas sobre empreendedorismo. Com atividades lúdicas, buscam colocar o aprendizado em prática, por meio da montagem de loja e criação de produtos.

Sobre o programa

O programa lançado em 2002 já capacitou 9.794 professores. Ao todo, 275.535 alunos participaram da iniciativa em todo o estado.

veja também