Escolha um perfume para presentar seu amado

Escolha um perfume para presentar seu amado

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 2:22

Dizem que atrás de cada grande homem, existe uma grande mulher. E atrás de um homem bem vestido, cuidado e cheiroso? Com certeza uma namorada personal stylist. Aquela que, com muito jeitinho, vai tirando as peças que são um atentado ao bom gosto do armário dele. E nada mais fantástico do que uma data romântica para usar como desculpa, e mudar aquele perfume que ele insiste tanto em usar e que você detesta!

Mas atenção, não estamos sugerindo aqui que você tente mudar a essência do seu amado. Homem não gosta de uma segunda mãe (nem todos!). Tentar mudar o jeito dele é tentar apagar o motivo pelo qual você se apaixonou por ele em primeiro lugar. É também correr o risco de passar o Dia dos Namorados sozinha. Então, vamos procurar perfumes que combinam com o jeito de ser dele:

O clássico - um verdadeiro gentleman, chique, bem educado e muito discreto. Ele gosta de terno e gravata, sapato feito a mão, corta o cabelo no barbeiro e ainda faz a barba com navalha. Adora musica clássica, ópera e jazz. Nunca trocou o perfume, e é fiel ao que usa desde que ganhou o primeiro frasco da mamãe ou da primeira namorada.

Para ele, as colônias são sempre um bom presente. Perfumes frescos que passam uma sensação de ter recém saído do banho. Clássicos da perfumaria também irão agradá-lo. Nada muito excêntrico ou sensual, simplesmente luxuoso e chique.Atenção: deixe ele dar o presente dele primeiro!

Indico os seguintes perfumes: Grey Vetiver EDT de Tom Ford, Terre de Hérmes Parfum da Hermes, Eau D'Hadrien EDT da Annick Goutal e Vetiver EDT da mesma marca, Acqua di Parma Colônia Abssoluta EDC.

O moderno/urbano - ele curte sair a noite e fazer happy hour. Está sempre antenado nas últimas tecnologias de aparelhos de som, celulares, laptops e outros gadgets. Adora redes sociais e não sai de casa sem antes postar no Twitter informando para onde vai. Se veste com simplicidade, mas gosta de marcas de designers famosos. Curte música eletrônica, jazz, blues e rock. Prefere uma viagem para New York ou Paris do que para países exóticos. Gosta de arte, fotografia e filmes. Para eles, os perfumes modernos e exclusivos são bem vindos. Fragrâncias criativas, versáteis, pouco comuns e ligeiramente sensuais.

Indico os seguintes perfumes: Infusion de Vetiver da Prada EDT, Gucci by Gucci Sport pour Homme EDT, For Him Musc Collection de Narciso Rodriguez EDP, Ambre Nuit de Dior EDC, Zen for Men EDT.

O intelectual, pensador, introspectivo e inesperado - ele gosta de literatura, filosofia e teatro. Adora passear em bibliotecas, livrarias e exposições. Adora filme cult e noir. Não tem muitos amigos, mas bom amigos - principalmente os animais. Com ele, nada é fácil, simples ou rápido. Ele é profundo, pensativo, existencialista e, muitas vezes, meio deprimido.

Nem sempre ele curte perfumes, mas uma boa idéia seria comprar um perfume tão complexo como ele, e tentar fazer parecer que foi escolha dele e não sua. Afinal, os intelectuais sempre estão com a razão. Indico os seguintes perfumes: Encre Noir de Lalique, Encense Flamboyant EDP de Annick Goutal e Mandragore EDT da mesma marca, L’Eau par Kenzo Eau Índigo EDT, Black Soul EDT de Ted Lapidus.

O esportista - Ele é prático e objetivo, e acorda de madrugada para correr. Vive de tênis e de relógio com cronômetro. Ópera? Nem pensar! Jogo de futebol com os amigos, partida de tênis na TV ou uma feira de artigos esportivos é com ele. Fim de semana - pegando onda na praia ou fazendo trecking, motocross, mountain bike. Sentar mais que duas horas em um restaurante, cinema ou teatro? Nunca!

Para ele, fragrâncias frescas, aquosas e marinhas são a melhor pedida. Perfumes modernos e esportivos, com formulações simples.

Indico os seguintes perfumes: Guerlain Homme L’Eau EDT, He Wood Ocean Wet Wood da DSqured2 EDT, Boss in Motion White Edition EDT de Hugo Boss, Fuel for Life Summer EDT da Diesel, L'eau au Masculin EDT de Lolita Lempicka.

O aventureiro - sempre correndo de um lado para o outro com a mochila nas costas, o aventureiro é viciado em emoção.  Vive de bermudas, roupas de mergulho, calção de surfe ou roupa de esqui. Vegetariano, ecológico e engajado em ONGs ou projetos sociais, ele tem um coração de ouro. Não curte muito a cidade ou rotinas. Já andou de balão, já fez bund jump e já nadou com tubarões. Para ele, os perfumes verdes e amadeirados são excelentes escolhas. Especiarias também vão agradar muito. Indico os seguintes perfumes: Adventure Eau Fraîche de Davidoff EDT, Kaiak da Natura EDT, Zen for men EDT, Musc Nomade EDP da Annick Goutal, CK Free EDT da Calvin Klein.

O workaholic -  o nome dele é trabalho. A vida dele é trabalho. Tudo é trabalho! Só troca o terno pelo pijama, isso é, se não for varar a noite trabalhando ou ciceroneando um gringo que trabalha na matriz. Viajar no final de semana? Só se for para fazer um coaching da empresa em hotel fazenda.

Amigos? Quem tempo para isso? Ele sai com os colegas, para continuar trabalhando no bar. Já viajou o mundo todo e é grande conhecedor de vinhos. Para ele, perfumes sem muita personalidade, ou que são fragrâncias coringas e que podem ser usadas em qualquer ocasião, especialmente para trabalhar. Não passam grandes mensagens, somente dão um toque de banho tomado. Caso você queira ajudá-lo a receber aquela promoção tanto esperada - compre um perfume extremamente caro, afinal, o sucesso começa pela aparência de bem sucedido!

Indico os seguintes perfumes: Eau de Gentiane Blanche EDC da Hérmes, Hugo Element EDT da Hugo Boss, Allure Blanche EDC da Chanel, PI Neo EDT de Givenchy e Play EDT da mesma marca.

Seja qual for o tipo de homem, na hora de dar o presente não mencione que o perfume que ele usa é detestável. É mais romântico dizer que você encontrou um perfume que é a cara dele e que você gostou muito, por isso não podia deixar de presenteá-lo. Uma sugestão: você pode sem querer derrubar o dele no chão. Daí você vem com aquele papo "que sorte que eu te comprei um perfume de presente para o Dia dos Namorados!". Afinal, o que é o amor senão um jogo? Cheque-mate no perfume dele este ano!

Simone Shitrit - formada em Direito e administração de empresas, atualmente trabalha no ramo da beleza como especialista em fragrâncias e consultora olfativa. Autora e editora do blog internacional sobre perfumes, perfumistas e perfumaria + Q Perfume Blog e do + Q Perfume Trends & Blends, que fala sobre tendências, lançamentos e tecnologias olfativas. É também crítica colaboradora do site americano PerfumeCritic.com

veja também