Estudantes brasileiros terão ajuda da Amcham para encontrar estágio nos EUA

Brasileiros terão ajuda para encontrar estágio nos EUA

Atualizado: Sexta-feira, 1 Junho de 2012 as 12:32

Os estudantes brasileiros que participam do Programa Ciência Sem Fronteiras agora vão ter uma ajuda especial para conseguirem estágio durante seu período de estudo no exterior.

Isso porque, a Amcham (Câmara Americana de Comércio) firmou parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ao assinar um acordo, conhecido como Memorando de Entendimento. A ideia é que a Amcham se articule com empresas nos Estados Unidos para encontrar oportunidades para os jovens.

O objetivo é que os estudantes possam complementar sua experiência acadêmica com uma vivência prática no mercado, realizada nas empresas americanas. Desta forma, se tornam habilitados a trazer essa cultura para o ambiente brasileiro, quando retornarem.

Vivenciando a experiência do estágio

“O papel da Amcham é fomentar estágios dos estudantes que vão ao exterior, orquestrar uma ponte entre os alunos e as companhias. O Brasil tem grande capacidade de produção estudos, mas ainda é pobre em criação de patentes.

Vivenciar um ambiente de produtividade crescente, de melhoria de processos que resulte em patentes é essencial e, nesse aspecto, as empresas americanas são campeãs”, afirmou o CEO da Amcham, Gabriel Rico.

Rico ainda destaca que inicialmente a articulação da Amcham envolverá apenas companhias nos Estados Unidos, mas futuramente pretende-se expandir a atuação para companhias de outros países. Segundo Rico, a iniciativa deverá trazer ganhos para todos os envolvidos. Os alunos terão uma formação privilegiada e o Brasil receberá profissionais que podem ajudar no desenvolvimento do país.

veja também