Estudantes carentes do Brasil brilham mundo afora

Estudantes carentes do Brasil brilham mundo afora

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 9:15

Quando esteve no Teatro Municipal do Rio,  o presidente norte-americano, Barack Obama, provavelmente nem desconfiou, mas um grupo de jovens que faz parte de um projeto que poderia facilmente carregar o slogan "Yes, we can" (sim, nós podemos) assistia ao seu discurso.

Criado para estreitar os laços entre os dois países e mostrar que os estudantes da rede pública de ensino podem ir longe, o programa Jovens Embaixadores já mandou mais de 200 adolescentes para os Estados Unidos. Além de conhecer uma nova cultura e representar o Brasil no exterior, a iniciativa abriu portas para alguns dos participantes, que conseguiram até bolsas para estudar em faculdades renomadas internacionalmente.

– O principal impacto que o programa deixa na vida dos jovens embaixadores é mostrar que eles podem – ressalta a coordenadora do programa, Márcia Mizuno, em alusão ao famoso slogan de Obama. – Desde 2004, nosso programa é exclusivo para estudantes de baixa renda das escolas públicas brasileiras. Em geral, eles têm baixa auto-estima e  queremos lhes dar uma grande oportunidade, se  estiverem dispostos a agarrá-la.

Por: Jorge Lourenço

veja também