Estudantes de SP fazem avaliação de rendimento escolar

Estudantes de SP fazem avaliação de rendimento escolar

Atualizado: Quarta-feira, 30 Novembro de 2011 as 8:33

Mais de 2 milhões de alunos fazem nesta terça (29) e quarta-feiras (30) a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O teste mostra aos professores e diretores as matérias que os estudantes tiveram mais dificuldade de aprender. Este ano, a novidade é que os estudantes do 3º ano do ensino médio mais bem colocados na prova irão receber prêmios. São 2,5 horas para responder o exame que avalia tudo que o aluno aprendeu em sala de aula durante o ano.

Nesta terça, os alunos fizeram provas de português e matemática. Na quarta, é dia de história, geografia e ciências. Participam estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fuundamental e também as turmas da 3ª série do ensino médio.

Há 15 anos, o governo criou o Saresp para fazer um diagnóstico da educação no estado. As notas ajudam a compor o índice de desenvolvimento da educação. Os dados do ano passado mostraram que a avaliação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental melhorou em relação a 2009. Já o resultado dos alunos do 9º caiu em português e matemática. No ensino médio, a queda maior foi em língua portuguesa.

Em uma escola estadual na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, os alunos ganham lanche depois da prova. A direção faz isso para descontrair os estudantes que vão enfrentar a segunda etapa do teste.

Fazer a prova não é obrigatório. Para incentivar a participação, o governo do estado vai dar cerca de 12 mil notebooks para os alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual que tiveram as melhoras notas.

Premiação

Cerca de 400 mil estudantes da 3ª série do ensino médio poderão, com sua participação no exame, concorrer aos prêmios. Serão contemplados os que obtiverem as maiores médias em língua portuguesa e matemática entre as turmas do mesmo período, desde que participem de todas as provas dos dois dias do exame e concluam o ensino médio. No caso de empate entre alunos de um mesmo período, o vencedor será aquele com melhor resultado na prova de matemática. Persistindo o empate, haverá sorteio. Os resultados deverão ser divulgados no primeiro semestre de 2012 e a entrega dos prêmios ocorrerá regionalmente, organizada pelas diretorias de ensino e escolas.

veja também