Estudantes trocam noite de sono por estudos e acabam tirando notas mais baixas

Sono atrapalha desempenho em provas

Atualizado: Quarta-feira, 12 Dezembro de 2012 as 12:59

estudante dormindo

As férias estão chegando, mas ainda tem muita gente vivendo a tensão das provas finais. Nessa hora todo mundo faz de tudo pra fechar o ano com boas notas e então vem o perigo: como fazer para não prejudicar o sono e a mente tendo que estudar tanto?  

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, deixar de dormir algumas horas à noite para estudar mais é totalmente prejudicial a saúde do aluno, já que pioro seu rendimento no dia seguinte devido ao cansaço físico e mental exigidos do corpo.

Mesmo assim, é comum ver alunos que tem essa prática, principalmente quando estão no ultimo ano do colegial se preparando para o tão esperado vestibular.

O resultado da pesquisa, que esta publicada na revista “Child Development” (Desenvolvimento Infantil) do mês de agosto deste ano, afirma que os prejuízos causados por sacrificar o sono não tem relação com o quanto à pessoa estudou durante todo o dia.

A pesquisa baseada na analise de variações de 535 alunos de três séries distintas do ensino médio de uma escola americana no período de 15 dias, sendo alunos de diversas etnias e classes sociais apontou para os dados relacionados a aprendizagem informando se tinham aprendido algo ensinado nas aulas ou então se haviam tirado notas baixas em alguma prova oral, escrita ou tarefa de casa após trocarem o sono pelos estudos.

Os alunos também responderam questões sobre quanto tempo levavam dormindo e estudando por dia e o resultado espantou o professor de psiquiatria e ciências bicomportamentais, Andrew Fuligni, autor da pesquisa.

Os dados apontaram que alunos que deixam de dormir têm maiores problemas relacionados ao desempenho nos exames do que para a compreensão a respeito do que era dito em aula.

O professor Fuligni concluiu então que para ter sucesso acadêmico é necessário usar estratégias que evitem comprometer sono mantendo horários consistentes de estudos durante o dia e usando o período de estudos da forma mais eficiente possível para assimilar melhor as informações e diminuir o tempo gasto com outras atividades menos essenciais se dedicando a entender este conteúdo.

Pra você que ainda está em período de provas lembre-se bem de que: A noite foi feita pra dormir não pra estudar, portanto, estude de dia descanse a noite e faça boas provas!

 

com informações de: URL news

veja também