Estudo busca entender o motivo para jovens cometerem o autoflagelo

Estudo busca entender o motivo para jovens cometerem o autoflagelo

Atualizado: Terça-feira, 14 Setembro de 2010 as 4:45

Um recente estudo da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos, indica quais seriam os motivos que levam jovens a se autoflagelarem. A pesquisa foi apresentada no Encontro da Associação de Psicologia Americana, segundo informações do site LiveScience.

Segundo o estudo, a intenção do jovem que se machuca (cortando os pulsos, por exemplo) não é o suicídio, e sim causar um mal a si próprio e sentir a dor sem correr risco de morrer. Foram analisados alunos do Ensino Médio entre 1997 e 2007. Esse comportamento é chamado de não-suicida.

Segundo Peggy Andover, psicóloga da universidade, os jovens têm esse comportamento devido a depressão, ansiedade e isolamento.Cientistas responsáveis pelo estudo disseram ao LiveScience que não têm certeza se o aumento de jovens que se machucam propositalmente é causado por uma mudança de comportamento ou por mais casos serem divulgados graças à mídia.

Cortar-se, queimar-se e tentar quebrar os ossos do corpo são as líderes entre as ações de autoflagelamento.

Há, também, a comparação com drogas. O ato de se machucar seria uma fuga de emoções, principalmente negativas. Seria a busca pelo alívio. Então, do mesmo jeito que muitos jovens buscam a fuga por meio do álcool ou de drogas ilícitas, outros preferem se machucar.

A idade de início do comportamento varia entre 11 e 15 anos. A partir dos 20 anos, diminuem os casos. A média de casos costuma ser igual em ambos os sexos.

veja também