Excursões apenas para jovens

Excursões apenas para jovens

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 9:38

Se colocar uma mochila nas costas e viajar sozinho pela primeira vez ao exterior não é a sua cara, uma boa alternativa são as excursões para jovens. O roteiro inclui várias cidades e até países, com passeios que agradam em cheio a moçada, de parque de diversões a atrações mais radicais.

E esqueça tudo o que você pensa sobre excursões convencionais. Os ônibus são bem animados, com guias experientes. Alguns pacotes reúnem pessoas do mundo inteiro - a maioria universitários. E contam com a facilidade ter tudo organizado: passagem aérea, hotéis, refeições e passeios. À noite, a turma sai para conhecer bares e baladas.

A administradora de empresas Fernanda Danicek Borges, de 27 anos, já conhecia a Europa, mas queria seguir para o leste do continente nas férias do ano passado. "Eu tinha menos de um mês para planejar tudo: fazer a reserva nos hotéis, comprar as passagens, escolher os passeios. Uma amiga me falou do Contiki, um programa da STB para jovens. Eu não gosto de viajar sozinha e às vezes é difícil conciliar as datas da viagem com a de meus amigos."

Fernanda Danicek Borges

Foram 12 dias de viagem, passando por Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Cracóvia e Varsóvia. Durante o trajeto, a guia explicava, em inglês, sobre os principais monumentos das cidades que seriam visitadas como sua história e arquitetura.

Depois do city tour, os viajantes podiam voltar aos lugares com mais calma ou bater perna por outros cantinhos escondidos. "Visitamos muitos lugares, é bem corridinho. Mas sozinha eu não conseguiria ver tudo."

No ônibus, 40 jovens entre brasileiros, americanos, canadenses e australianos, com direito à farra. Ou com momentos de silêncio absoluto, depois da balada na noite anterior. A cada dia, um ficava responsável pela trilha sonora. "Você tem as tardes e noites livres se não quiser ficar com o grupo, mas as pessoas eram muito bacanas. Quase todas as noites saíamos para as baladas. Nos tornamos amigos e até hoje trocamos e-mails."

Fernanda já escolheu a Croácia como destino para as férias deste ano. Se seus amigos não puderem ir, ela já sabe: vai sozinha. Ou melhor, com os novos futuros amigos do mundo inteiro que vai conhecer na excursão. Confira alguns roteiros especialmente para jovens e faça as malas.

Por: Mônica Cardoso

veja também