Facebook Bagual é atualizado e ganha novos termos

Facebook Bagual é atualizado e ganha novos termos

Atualizado: Quarta-feira, 10 Agosto de 2011 as 11:57

Passados 15 dias de um estrondoso sucesso - e algumas críticas vindas de outras partes do Brasil, é claro - O Facebook Bagual ganha nesta quarta-feira várias atualizações. Além do "Afudê", "Palha" e "Inticar", outros termos da rede social foram traduzidos para termos regionais e próprios dos gaúchos.

Ao invés de "Eventos futuros", o usuário terá uma lista de "Próximas indiadas"; No lugar do "Sim", do "Não" e do "Talvez" para responder aos convites, estão as expressões "Ceeerto", "Bem capaz" e "Bah, não sei". "Cutucadas" viram "Inticadas", "cutuque de volta" é substituído por "Retrucar". Também o "Compartilhar" e o "Comentar" ganha versões regionalistas: "Espraiar" e "Trovar", respectivamente.

Pablo Dias, um dos responsáveis pela criação da extensão ao lado de André Azeredo, com quem mantém o coletivo de ideias Kintal, e do próprio "O Bairrista", Júnior Maicá, contou ao Terra que o retorno está sendo "super positivo". "Já recebemos propostas de patrocínio, mas estamos estudando as alternativas pra não tornar essa coisa divertida em algo invasivo pros fieis leitores d'O Bairrista", adianta ele.

Além dos novos termos, a extensão que já está disponível para Google Chrome e Firefox deverá chegar à versão 3.5 do navegador da Mozilla, ao Safari e ao Opera de acordo com Pablo. "A necessidade de incluir novos navegadores surgiu por solicitação dos próprios leitores do Melhor Jornal do Rio Grande - e do mundo também -, mesmo. Porque inicialmente a extensão seria só pra Chrome, não sabíamos que tanta gente ia querer 'abagualar' o Facebook", comenta.

Ainda segundo Pablo, desde 22 de julho, quando a extensão foi lançada, foram mais de 63 mil visitas ao site e 40 mil instalações do Facebook Bagual. Para ter as novas expressões gauchescas no seu Facebook, acesse a página http://kintal.org/o_bairrista/1.2/.

veja também