Facebook lança serviço que permite "seguir" usuários

Facebook lança serviço que permite "seguir" usuários

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 2:38

O Facebook está estendendo o alcance do seu site para o território do Twitter e do Google+ ao liberar uma ferramenta que permite aos usuários realizarem assinaturas para receber os posts públicos de outros usuários sem necessariamente precisarem ser amigos.

A opção de permitir que outros usuários do Facebook se inscrevam para receber os posts públicos de outras pessoas será disponibilizada nos próximos dias, de acordo com um comunicado liberado pelo site.

Esse recurso aparentemente replicará o modelo de “seguir” (“follow”) do Twitter e de uma funcionalidade parecida disponível no rival Google+. Essa é uma capacidade que usuários famosos tem pedido há algum tempo, uma vez que os perfis pessoais possuem limite de 5 mil amigos.

Uma maneira de escapar dessa limitação é a criação de uma página promocional no Facebook. Mas para esse tipo de usuário isso significa ter de gerenciar duas presenças no site.

Agora, os usuários poderão deixar outros usuários se inscreverem para receber seus posts públicos sem precisar virarem seus amigos, um movimento que coloca o Facebook em uma competição muito mais direta com o Twitter.

Esse novo botão Assinar é o mais recente de um conjunto de novos recursos que o Facebook adicionou no último mês, que muitos analistas acreditam ter sido impulsionados pelo lançamento da versão inicial do Google+ no final de junho.

Nesta semana, o Facebook anunciou novos recursos para simplificar e automatizar o agrupamento de amigos, e anteriormente havia tornado seus controles de privacidade mais destacados e fáceis de usar, duas melhorias vistas como reações para o recurso de Círculos do Google+.

Antes, o Facebook também havia lançado o recurso de videochamadas, que não estava disponível na época do lançamento do Google+.

Além de entrar no território do Twitter, o novo botão Assinar também chega para concorrer com uma funcionalidade similar disponível nos Círculos do Google+.

O 'Assinar' também permitirá que os usuários filtrem algumas atualizações de status de seu feed de notícias que tiverem ficado repletos de posts de baixo interesse .

Para permitir que você seja seguido no FB, acesse essa página e clique em Permitir Assinantes no canto superior direito.

veja também