Facebook promete lançar novo aplicativo de fotos

Facebook promete lançar novo aplicativo de fotos

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 4:09

O Facebook está querendo ofuscar o sucesso recente dos aplicativos de compartilhamento de imagens para iPhone, como Instagram e Color, com um novo app de sua autoria. O TechCrunch afirma ter recebido documentos e imagens que indicam a intenção da rede social de lançar um aplicativo móvel para que os usuários tenham mais uma opção de envio para os cerca de 6 bilhões de fotos que recebe mensalmente.

O projeto do app de fotos do Facebook, que ainda deveria ser secreto, parece ser uma combinação de três programas populares na App Store: Path, que permite compartilhar fotos e vídeos curtos para até 50 pessoas; Instagram, que é um serviço de compartilhamento social de imagens com filtros e efeitos incluídos; e o Color, que mostra imagens de pessoas perto de você baseado nas coordenadoras do seu GPS.

Ainda não se sabe como o aplicativo vai funcionar, apesar de MG Siegler, do TechCrunch, descrever o app para iPhone como "incrível" e "demais". Você pode ver uma suposta captura de tela com a interface principal do novo aplicativo à esquerda. A imagem mostra uma série de fotos na ordem cronológica de suas publicações, uma sobre a outra. Uma é um álbum de fotos, enquanto as outras parecem ser fotos marcadas.

Foco nas fotos

Há também um botão para a câmera e o que parece ser um ícone de notificação de fotos na parte inferior direita da tela, e um menu de itens no canto inferior esquerdo. A interface é mas focada nas fotos que o atual aplicativo do Facebook para iPhone, que mostra apenas pequenos thumbnails e informações do álbum.

Portanto, o aplicativo secreto do Facebook pode ser stand-alone, que poderia se chamar Hovertown ou WithPeople. Outra possibilidade é que o serviço seja integrado ao app atual da rede social, no lugar do antigo menu de fotos, e a função poderia ser integrada também ao site principal do Facebook.

Até o momento, a rede social diz ter cerca de 100 milhões de usuários que acessam o site em sua versão móvel para atualizar o status, por isso a melhoria no serviço de upload de fotos poderá mudar os hábitos de compartilhamento de imagens. Entretanto, se as informações iniciais estiverem corretas, a nova ferramenta não vai oferecer efeitos de edição como o Instagram nem a localização via GPS do Color. Assim, a novidade não será uma grande ameaça aos aplicativos - pelo menos por enquanto.

(Daniel Ionescu)

veja também