Facebook se aproxima de Orkut em número visitantes no Brasil

Facebook se aproxima de Orkut em número visitantes no Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 4:08

O Facebook ainda não ameaça o Orkut no Brasil, mas o número de visitantes únicos à rede social criada por Mark Zuckerberg cresce rapidamente no País, de acordo com estudo da comScore divulgado hoje. Entre dezembro de 2010 e março de 2011, o número de visitantes únicos do Facebook saltou de 12 milhões para quase 20 milhões.

No mesmo período, o Orkut enfrentou uma leve queda, mas se manteve com cerca de 35 milhões de visitantes únicos, em média. "O Orkut continua sendo a principal rede social no Brasil, mas o Facebook deve ultrapassá-lo em algum momento deste ano ou 2012", diz Alex Banks, gerente-geral da comScore no Brasil.

Facebook se aproxima de Orkut em visitantes únicos em todo o País

O Facebook deve repetir o mesmo feito ocorrido na Índia em agosto de 2010, quando ultrapassou o Orkut que também era a rede social dominante no país. Atualmente, o Brasil é o único país onde existem mais usuários cadastrados no Orkut do que no Facebook.

No Sudeste do Brasil, região que reúne a maior parte dos usuários do Orkut e do Facebook, o Orkut foi visitado por 71,3% dos internautas em março, enquanto o Facebook foi acessado por 41,9%. Nas regiões Norte e Nordeste, a diferença entre a audiência do Orkut e do Facebook é maior: mais de 70% dos internautas do Norte e Nordeste visitaram o Orkut em março e apenas 38% do total visitaram o Facebook.

Brasil é o segundo em alcance das redes sociais

O Brasil ocupa posição de destaque entre os maiores usuários de redes sociais em todo o mundo. Do total de internautas no Brasil, que chegou a 48 milhões de brasileiros em março (pessoas com mais de 15 anos que acessaram a internet pelo menos uma vez), 99% usaram acessaram algum site de rede social.

Brasil fica atrás dos Estados Unidos em alcance de redes sociais

Este indicador coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior alcance das redes sociais, atrás apenas dos Estados Unidos. "A primeira atividade dos brasileiros que acessam a internet é se cadastrar em uma rede social", diz Banks. O Brasil aparece na frente de países com Reino Unido, Índia, Canadá e Holanda.

Só em março, a comScore registrou 25 bilhões de pageviews em sites de redes sociais a partir do Brasil, o que coloca o País em quarto lugar entre os maiores usuários de redes sociais no mundo. O Brasil também aparece entre os 20 países com a maior média de visitas a sites de redes sociais por mês: em março, foram 30,6 visitas por internauta.

Twitter dobra de tamanho no Brasil em um ano

Apesar de apenas 23% dos internautas acessarem o Twitter em março, o microblog dobrou o número de visitas em um ano. Em março de 2010, a comScore havia registrado 50 milhões de visitas ao microblog e, em março de 2011, este número aumentou para 94 milhões.

Vale ressaltar que o conceito de visitas é diferente do conceito de visitantes únicos, já que o mesmo visitante pode fazer várias visitas. A comScore não divulgou o número de visitantes únicos do Twitter. "Este número não considera os acessos por meio de smartphone, muito altos no caso do Twitter, o que tornaria este indicador ainda mais impressionante", diz Banks.

Twitter dobra sua presença no Brasil em apenas um ano

Os números colocam o Brasil em terceiro lugar no ranking de países com maior uso do Twitter. "O Brasil já representa mais que o dobro de pageviews do Twitter no Reino Unido", diz Banks. Enquanto a audiência do Twitter é composta, em sua maioria, de jovens, o LinkedIn, outra rede em ascenção no País, concentra pessoas com mais de 25 anos.

Por: Claudia Tozetto

veja também