'Fifa Street' traz os melhores do mundo em disputas de futebol de rua

'Fifa Street': os melhores do mundo disputam futebol de rua

Atualizado: Quinta-feira, 16 Fevereiro de 2012 as 8:52

"Fifa 12", por ser um simulador de futebol, pode ter afastado jogadores mais casuais do gênero , mesmo sendo o jogo de esporte mais vendido entre outubro e dezembro de 2011, segundo dados da empresa de análise GFK divulgados pela Warner Bros. Nem por isso, a Electronic Arts, desenvolvedora do jogo distribuído pela Warner no país, desistiu de alcançar este público mais amplo, missão do game "Fifa Street".

O game traz os melhores jogadores de futebol do mundo e os coloca em partidas em campinhos de ruas em todo o mundo, com a final do modo "campeonato" ocorrendo no Rio de Janeiro. Entre os atletas está o argentino Lionel Messi, que trocou a série "Pro Evolution Soccer", da Konami, pela Electronic Arts e os jogadores brasileiros Neymar, Ganso, Alexandre Pato, Kaká entre outros. A seleção brasileira não foi licenciada oficialmente no game e, por isso, os uniformes não são oficiais.

Com previsão de lançamento no país para o dia 15 de março, segundo Alexandre Knebel, gerente de produto da companhia, e com o preço de R$ 180 em versão para PlayStation 3 e Xbox 360, "Fifa Street" chega para atender os jogadores casuais – sem esquecer dos hardcore – em um game que preza muito mais os dribles do que as jogadas ensaiados e os gols. O game não será traduzido nem terá narração em português.

Os brasileiros que comprarem o game receberão um touca similar aos que os boleiros das ruas usam, além de ter 15% de desconto em lojas oficiais da Adidas.

A maioria das partidas ocorre em quadras de rua, sem que a bola saia do campo – com exceção da quadra de futebol de salão, onde as regras são as mesmas do esporte real. As partidas ocorrem no esquema cinco contra cinco, quatro na linha e um no gol, mas há modos de jogo em que há apenas dois atletas em quadra.

Só nos dribles

O jogo consegue atender os jogadores casuais ao permitir a realização fácil de dribles, o ponto principal do jogo depois de fazer gols. Utilizando a alavanca analógica, realizando movimentos para os lados, meias-luas e outros, o atleta realiza uma série de ações como tentar passar a bola pelo meio das pernas do adversário, dar pedaladas e chapéus.

O recurso é simples e faz com que até jogadores novatos consigam desafiar os mais experientes. Obviamente, movimentos mais complexos exigem pressionar mais botões - como o RB, no Xbox 360, para fazer embaixadinhas com a bola, por exemplo. Os passes e lançamentos não são como no jogo tradicional de futebol pois os atletas sempre tentam passar "de letra", por exemplo.

O game foi desenvolvido com o mesmos motores gráfico e físico de "Fifa 12", apresentando modelos de atletas e movimentação realista. Os cenários, que acontecem em diversas cidades como Amsterdã, Tóquio, Veneza entre outras. Todas são "visitadas" no modo "World Tour", em que o jogador cria um time e compete desde em torneios locais até viajar pelo mundo para uma competição internacional.

"Fifa Street" terá ainda uma rede social própria, criando competições entre amigos e rankings com os melhores jogadores do planeta. O jogador receberá avisos quando for desafiado e saberá também das novidades on-line do jogo.

veja também