Game "World of Warcraft" chega ao Brasil neste ano

Game "World of Warcraft" chega ao Brasil neste ano

Atualizado: Sexta-feira, 22 Julho de 2011 as 9:32

World of Warcraft, carro-chefe da Blizzard, uma das maiores empresas do setor de jogos eletrônicos do mundo, chega ao Brasil ainda em 2011. O anúncio, que aconteceu na noite dessa quinta-feira, marca o aniversário de um ano da companhia no país. O jogo desembarca no mercado local com redução de preço. A versão básica, que será vendida junto com a primeira atualização do título, The Burning Crusade, custará 29,90 reais. Já a mensalidade, que dá acesso aos servidores da Blizzard e permite aos jogadores partidas multiplayer, será de 15 reais.

Não à toa o jogo, cuja base de assinantes supera a marca dos 12 milhões em todo o mundo, chega ao Brasil um ano após a empresa se instalar no país. Em entrevista ao site de VEJA, Steve Huot, diretor de operações para a América Latina da Blizzard Entertainment, justifica tal atraso com o demorado processo de localização para o português de toda a franquia, lançada originalmente em 2004. “Não só a versão básica do game foi traduzida para o idioma local, mas também todas as suas atualizações”, reforça o executivo.

A data de lançamento do jogo no Brasil, contudo, não foi formalizada pela empresa. As especulações apontam setembro, mas Huot refuta os boatos. “Neste momento, nosso objetivo é nos comprometer com o público brasileiro. Anunciaremos esta data tão logo seja possível. Mas uma coisa é certa: o jogo chegará ao país em breve.”

A despeito do preço, o modelo de negócio adotado pela Blizzard no Brasil será o mesmo praticado nos Estados Unidos. “A grande diferença é que os brasileiros ganharão uma redução no valor do jogo e, acredite ou não, pagarão pelo combo, que inclui a versão básica e a primeira atualização, The Burning Crusade, por apenas 29,90 reais.”

Se após testar o game, o usuário decidir se tornar um assinante do serviço - o que lhe garantirá acesso aos servidores da Blizzard e a possibilidade de jogar simultaneamente com milhares de pessoas de todo o mundo -, a taxa mensal adotada no país será de 15 reais. Nos Estados Unidos, a mensalidade é de 15 dólares.

Embora World of Warcraft não esteja oficialmente no Brasil até a presente data, muitos brasileiros jogam o game nos servidores do exterior e pagam as mensalidades com cartão de crédito internacional. Com o lançamento local, no entanto, eles não perderão a chance de adotar taxas mensais em real, pagas com cartão de crédito nacional, débito em conta ou boleto bancário. A Blizzard permitirá a migração de conta e oferecerá aos jogadores que já possuem os games um cliente de instalação, que adaptará o título para o português.

Durante a coletiva de imprensa dessa quinta, a companhia também anunciou qual será o valor das outras duas expansões do jogo (Wrath of the Lich King e Cataclysm). É através dessas atualizações, recheadas de novos cenários, itens e raças, que o game se renova ano a ano e mantém a soberania sob os demais títulos do gênero (MMO). De acordo com Huot, o preço de cada versão no Brasil será de 99,90 reais.

Quando questionado sobre as expectativas para o mercado brasileiro, o executivo americano não esconde o entusiasmo: “Vir para o Brasil é um sonho antigo da Blizzard. As pessoas aqui jogam mais games na internet do que em qualquer outra parte do mundo, e o público tem uma característica social única. Esse cenário é perfeito para quem cria jogos baseados na interação entre diferentes usuários".    

veja também