Garanta mais privacidade na sua navegação

Garanta mais privacidade na sua navegação

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 11:41

Engana-se quem pensa que o conteúdo, as imagens e os anúncios exibidos durante sua navegação pela Internet ficam restritos ao seu computador. Boa parte desse conteúdo pode estar sendo compartilhando com sites que buscam rastrear suas atividades na web para vários fins.

Por exemplo, muitas páginas da web carregam diferentes tipos de conteúdo de outros sites (terceiros).  Quando isso acontece, muitas informações a seu respeito, incluindo seu endereço IP (que identifica o seu computador) e o endereço da página da web que você está visualizando, são enviadas para esses sites. Ao longo do tempo, esses sites podem criar um perfil de seu histórico de navegação.

Mas não é preciso se desesperar. As versões mais recentes dos navegadores perceberam a preocupação do usuário e passaram a adotar outras formas de proteção. O Internet Explorer 9 oferece um novo recurso, o Tracking Protection, ou Proteção contra Rastreamento, que vai garantir mais segurança e privacidade à sua navegação e deixar que você escolha que tipo de informação pessoal pode ficar acessível aos sites autorizados.

Para ativar esse recurso, basta criar uma lista com os domínios que serão bloqueados ou liberados pelo Internet Explorer, conforme abaixo:

1.    Clique no ícone Ferramentas, o ícone de engrenagem no canto superior direito da janela principal do Internet Explorer 9;

2.    Escolha o item Segurança e depois Proteção contra Rastreamento;

3.    Nessa janela, você pode fornecer manualmente ao navegador quais sites devem ser bloqueados. Clique em Sua Lista Personalizada, no painel direito, com o botão direito do mouse e depois em Habilitar. Ou clique no botão Habilitar no canto inferior da página;

4.    Para construir ou modificar a lista, clique no botão Configurações;

5.    Ao escolher a opção Bloquear automaticamente, o site será bloqueado se fornecer conteúdo para vários outros sites. (Em geral, é isso que acontece com provedores de anúncios, mapas ou ferramentas de análise da web interessados nas suas informações pessoais);

6.    A outra opção permite que você determine manualmente  quem deve ser bloqueado ou não, a partir da lista apresentada.

7.    Você também pode controlar quem deve ser exibido na lista, dependendo de quantas vezes eles apareceram nos sites visitados. Dessa forma, é possível refinar a lista.

Porém, é pouco provável que alguém se preocupe em ajustar frequentemente essa lista. A opção é fazer o download de TPLs (listas de proteção contra rastreamento) de terceiros que monitoram essas atividades e pedir que o IE9 as use. Para saber mais sobre TPLs, clique em http://ie.microsoft.com/testdrive/Browser/TrackingProtectionLists/faq.html. O download dessas listas pode ser feito em http://ie.microsoft.com/testdrive/Browser/TrackingProtectionLists/Default.html.

veja também