MENU

Geral

'Geração nem-nem' - 20% dos jovens brasileiros nem estudam e nem trabalham

Gravidez na adolescência e abandono da escola são fatores que fazem a 'geração nem-nem' crescer

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sexta-feira, 1 de agosto de 2014 14:47
jovem
jovem

jovemNem estudar e nem trabalhar faz o jovem brasileira ser parte da chamada 'geração nem-nem', termo que faz referência justamente ao fato de não estudar e não trabalhar.

De cada dez jovens brasileiros, dois estão inseridos nesse grupo. Esse é um problema que afeta principalmente meninas pobres, que engravidam cedo e abrem mão de projetos de vida.

Aos 19 anos e com duas filhas gêmeas, Pâmela não via solução para melhorar de vida a curto prazo. Quando engravidou, teve que parar de estudar. Depois, não conseguiu voltar para a sala de aula, nem trabalhar. “Eu vi que minha vida parou totalmente. Parou totalmente. Mas vou correr atrás”, diz Pâmela.

Em uma das novelas da Rede Globo, 'Geração Brasil', o tema chamou a atenção e está sendo abordado pelos autores. “Quando a gente começou a fazer a sinopse, o Brasil estava em um momento muito otimista. E estava se falando muito dos jovens empreendedores. E a gente começou a estudar querendo saber sobre isso. Quando vimos o outro lado isso nos chocou um pouco”, afirma a autora da novela “Geração Brasil” Isabel de Oliveira.

A maioria dos jovens do 'nem-nem' é pobre e ao longo dos anos essa desigualdade parece estar sendo passada de pais para filhos.

Além da gravidez na adolescência, o abandono da escola é outro fator que gera jovens que não estudam e não trabalham.


com informações do G1/Fantástico

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições