Google investe em monitorar sua reputação online

Google investe em monitorar sua reputação online

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 4:12

A Google acaba de lançar uma ferramenta para ajudar a monitorar menções ao seu nome e agir para proteger a reputação da empresa quando encontrar informações e referências questionáveis. Chamada "Me on the Web" ou "Eu na Web", ela é direcionada a pessoas e empresas interessadas em rastrear referências online a seus nomes e informações que possam ser difamatórias, inapropriadas ou incorretas.

Como? Segundo a empresa, o "Me on the Web" simplifica a criação de alertas, gerando e-mails de notificação quando a ferramenta de busca do site encontra um termo específico em uma página de internet. Neste caso, as pessoas deveriam criar alertas para nomes, marcas e ou endereços de e-mail.

"Me on the Web" também gera links para dicas de como controlar quais informações terceirizadas são postadas sobre você na internet", escreveu o Gerente de Produção, Andreas Tuerk, na última quarta-feira (15/06).

Para usar o "Me on the Web", é necessário ter uma conta na Google. Uma vez logado na conta, clique no link "Ver dados armazenados para esta conta" ao lado da opção "Painel de Controle" e na seção "Me on the Web" ou "Eu na Web" (caso tenha feito a opção pelo português como idioma padrão) clique em "Configurar alertas de pesquisa para os seus dados".

O aplicativo revela uma crescente preocupação com as menções individuais e a proliferação de informações nas redes sociais.

Por exemplo, já é comum que candidatos a uma vaga de emprego pesquisem na internet sobre a empresa e muitos fazem o mesmo depois de conhecer uma pessoa. Por isso, informações maliciosas ou incorretas podem custar oportunidades de emprego ou levar a uma má reputação entre conhecidos.

veja também