Google lança serviço de música online

Google lança serviço de música online

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 3:55

Além da compra da Skype pela Microsoft, um outro anúncio deve agitar o mercado nesta terça-feira (10/5). A Google deve anunciar um serviço online de música semelhante ao lançado recentemente pela Amazon, o Cloud Drive.

Um porta-voz da empresa confirmou o lançamento, chamado Music Beta by Google, mas não forneceu mais informações. Detalhes sobre o produto estarão disponíveis no site da Google para desenvolvedores.

A iniciativa tem como objetivo criar uma nova forma de negócio online para quem gosta de ouvir e armazenar musicar na rede mundial de computadores. A ferramenta deve funcionar como uma espécie de HD remoto, no qual o usuário fará o upload de suas músicas preferidas. As canções estarão disponíveis para que a pessoa possa ouvir em qualquer lugar, em sistema de streaming.

O serviço já oferecido pela Amazon permite não apenas  carregar e acessar sua coleção de músicas de qualquer lugar, mas também carregar  outros documentos digitais. A Amazon dá a seus clientes 5 GB iniciais de armazenamento na nuvem - e as compras de MP3 da Amazon são armazenadas gratuitamente e não são descontadas da cota de espaço do usuário.

A chegada desses dois serviços deve ter impacto também nos negócios da Apple, pois o iTunes tem sido o líder nesse mercado (66% das vendas de música digital em dezembro de 2010 ocorreram pelo iTunes). Vale lembrar que a empresa de Steve Jobs já está negociando com grandes gravadoras para a criação de um serviço de música online mais robusto, também com armazenamento "na nuvem", ainda sem previsão de lançamento.

veja também