Google pode lançar novo serviço de música nesta quarta

Google pode lançar novo serviço de música nesta quarta

Atualizado: Quinta-feira, 24 Novembro de 2011 as 11:02

A Google está planejando um evento para a próxima quarta-feira (16/11) ? que pode ser o anúncio do novo serviço de música da empresa.

Os convites que começaram a chegar na última sexta-feira eram entitulados ?These go to eleven? (?Esses vão ao nível 11?), fazendo referência ao mocumentário, espécie de filme em que fatos fictícios são apresentados em formato de documentário, ?This is Spinal Tap? (?Isto é Spinal Tap?).

No filme sobre uma banda britânica, um dos integrantes diz que o volume dos ampliificadores chegam ao nível 11, enquanto o de outros grupos vai apenas até 10. Aparentemente, a Google pretende ?amplificar? seu serviço de música online na próxima semana.

A empresa lançou a versão beta do serviço baseado em nuvem em maio deste ano. A Google permite que os usuários façam upload de 20.000 faixas e as envie para vários dispositivos. O que tem tem aquecido a  discussão é o lançamento de uma loja de músicas.

Especula-se que o novo serviço será integrado ao Google+. É possível que a empresa permita que os usuários escutem as músicas de amigos de graça, uma vez que um deles tenha comprado uma faixa.&S232;&S232; Os alvos, claro, são os concorrentes Facebook e Apple. O Facebook é totalmente integrado com o serviço de música online por assinatura Spotify e permite que os usuários compartilhem listas de reprodução, recomendem músicas, e atualizem suas pastas para ouvir em tempo real seus feeds de notícias.

A Apple, por outro lado, planeja lançar um serviço chamado iTunes Match, que deve funcionar de forma integrada ao serviço iCloud. O novo produto vai  fazer uma varredura no iTunes e buscar versões da Apple das músicas no iCloud ? em outras palavras, você não precisará fazer o upload de centenas de milhares de músicas para iCloud para acessar sua biblioteca musical de qualquer lugar.

O evento da Google está previsto para 14h, horário do Pacífico (20h no horário de Brasília), na quarta-feira, 16 de novembro, e será transmitido ao vivo no canal YouTube.com/Android.

veja também