Homenagem ao grupo humorístico mais famoso da TV da brasileira apresenta fotos dos 30 anos dos Trapalhões

Os Trapalhões e os 30 anos de história

Atualizado: Quinta-feira, 13 Dezembro de 2012 as 3:49

 

trapalhões

Mesmo os maiores sucessos da TV na atualidade não superam os trinta anos de programa exibido e com audiência inédita aos domingos dos Trapalhões. Os mais novos provavelmente não vão se lembrar de tamanho sucesso exibido pela Emissora Globo nos anos 70, mas, com toda certeza já ouviram falar do quarteto mais atrapalhado de todos os tempos da TV brasileira.

Formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias os trapalhões eram o grupo comediantes mais famosos da época. O sucesso dos Trapalhões foi tanto que ganhou até seriado de TV com uma sucessão de enquetes aparentemente sem conexão que permaneceu por trinta anos no ar transmitido pela Rede Globo dando recordes de audiência.

O grupo também estreou no cinema com 21 filmes lançados desde os anos 60 até os anos 90 em ‘Uma Escola Atrapalhada’. Sete dos filmes dos Trapalhões ficaram na lista entre os 10 filmes de maior bilheteria do cinema brasileiro.

Apesar do grande sucesso o grupo teve seus altos e baixos passando por um período bastante delicado quando três dos integrantes do grupo romperam com a empresa que gerenciava seus negócios e formaram uma empresa própria se desvinculando do programa e deixando o último companheiro estrelar sozinho a série de TV durante seis meses até decidirem se juntar novamente e voltar a trabalharem como quarteto.

Após o retorno do quarteto outros problemas surgiram. Em 1990 morre de insuficiência respiratória, antes mesmo de iniciar a temporada do programa daquele ano, Zacarias, integrante do grupo. Com a perda do companheiro, os demais companheiros de grupo pensaram em encerrar o programa, mas a direção acabou fazendo alterações no quadro da série que continuou indo ao ar agora com a participação também do ator Conrrado e de sua atual mulher a ex paquita Andréia Sorvetão.

As inovações e mudanças no quadro continuaram e a audiência voltou a subir, mas em 1994 morre Mussum, outro componente do grupo em decorrência de um problema de coração. Desta vez os demais integrantes do grupo decidiram não gravar mais o programa e a Emissora decidiu então fazer uma temporada especial com reprises dos melhores momentos dos Trapalhões gravados desde a estréia do quadro na TV em 1977.

Em 1995 o programa teve uma reestréia onde Didi (Renato Aragão) e Dedé estrelavam versões bem humoradas de clássicos infantis, mas, nesse mesmo mês o programa parou de ser exibido.

Em 1996 a 11ª edição do Show Criança Esperança teve como tema central Os Trapalhões 30 Anos e os humoristas Renato Aragão e Dedé Santana foram convidados para apresentar o show. O Especial homenageou os 30 anos do grupo desde sua aparição na TV que no ano seguinte teve sua extinção definitiva.

Atualmente a Rede Globo apresenta o programa ‘A Turma do Didi’ dirigido por Guto Franco, que conta com a presença dos dois últimos humoristas do grupo Didi e Dedé que após 15 anos distantes voltaram a trabalhar juntos em 2008.

Veja a seguir algumas fotos dos Trapalhões desde 1977 quando estrearam a série na Emissora Globo.  

 

com informações: G1

veja também