Instagram volta atrás em algumas decisões sobre mudanças nos termos e divulga novas regras de uso

Novas Regras para Instagram

Atualizado: Quinta-feira, 17 Janeiro de 2013 as 1:39

 

Na última quarta-feira (16) a rede social Instagram voltou atrás em algumas decisões sobre mudanças em seus termos de serviço e divulgou as novas regras de uso para seus usuários.

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Depois de intensas polêmicas provocadas pela reação de usuários em dezembro do ano passado, o Instagram, popular serviço de compartilhamento de fotos, postou uma nota em seu blog, feita pelo fundador e presidente-executivo da empresa, Kevin Systrom, pedindo desculpas por não ter "comunicado suas intenções claramente".

Segundo Kevin, as mudanças nos termos de serviço referentes à publicidade foram revertidas, e as normas anteriores à mudança, anunciadas na segunda-feira, foram restauradas.

Os novos termos pareciam permitir que anunciantes do Instagram exibissem fotos de usuário do serviço sem remuneração, mas a linguagem dos termos de uso foi alterada em atualização posterior.

Alguns usuários do Instagram, entre os quais a revista National Geographic, anunciaram que, deixariam de usar o serviço, depois das novas regras.

Para os termos atualizados a empresa também não publicou a controversa cláusula afirmando que se menores de idade usassem o serviço, estaria implícito que seus pais teriam concordado de forma tácita com os termos do Instagram.

A companhia também manteve termos que permitiriam que fossem colocados anúncios junto de conteúdos gerados pelos usuários, afirmando que "nem sempre identificam os serviços pagos e os conteúdo patrocinado ou as comunicações comerciais como sendo cada um".

Nos termos atualizados as normas ainda contêm uma controversa cláusula de arbitragem compulsória, ausente dos termos de serviço de outras companhias importantes de mídia social como Twitter, Google, YouTube ou mesmo o Facebook, que isentaria o Instagram de responsabilidade judicial por muitos delitos, de acordo com especialistas jurídicos.

O Instagram, que permite que pessoas acrescentem filtros e efeitos às suas fotos e as compartilhem facilmente via internet, foi adquirido alguns meses atrás pelo Facebook, por US$ 1 bilhão.

Especialistas em internet afirmam que o Instagram foi muito agressivo em sua afirmação de direitos sobre as informações de usuários, convidando quem discordasse da idéia a cancelar sua conta em prazo de algumas semanas.

Em resumo, os usuários que acessarem e utilizarem o Instagram a partir desta quinta-feira, automaticamente estarão concordando com os novos termos de uso da rede. 

 

com informações de: Folha Uol

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