Instituto que auxilia na doação de sangue do Rio promove campanha para doação no carnaval

Doe sangue no carnaval

Atualizado: Quinta-feira, 24 Janeiro de 2013 as 11:28

 

luizaDepois da campanha de fim de ano para doação de sangue em São Paulo agora é a vez do Rio de Janeiro fazer campanha de doação para o carnaval.

O período de carnaval é considerado um dos mais baixos em doação de sangue e pensando nisso, mais uma vez o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro) que abastece as unidades públicas de saúde do Rio, lançou uma campanha para que essa história possa mudar.

Na quarta-feira (23) a nova edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade" foi divulgada pretendendo estimular cada vez mais as doações no período de carnaval. A ideia é garantir uma média de 300 doadores por dia durante os dias de festa, pois, historicamente, há uma queda de 50% nas doações, neste período.

A atriz Luiza Brunet é a madrinha oficial da campanha e participou do lançamento dela junto ao Hemorio dizendo que, para ela, esta campanha nada mais é do que poder exercer sua cidadania e que além de se sentir bem contribuindo com a doação ela acredita que generosidade é dever de todos.

Segundo a diretora do Hemorio, Clarisse Lobo, a meta é colocar na cabeça do folião carioca, a necessidade de manter estoques reguladores de sangue no período das festas. Ela afirma que essas campanhas propõem sempre promover o amadurecimento da comunidade para que todos possam entender que o nosso papel como cidadãos é manter estoques de sangue frequentemente.

Se você mora no Rio e quer participar é importante saber que para ser doador de sangue é preciso se encaixar em alguns requisitos básicos como:

·         Ter idade entre 16 e 68 anos;

·         Pesar, no mínimo, 50 quilos;

·         Não doar sangue estando em jejum;

·         Evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e não ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

A coleta de sangue ocorre no próprio Hemorio, que fica localizado na rua Frei Caneca, número 8, no centro do Rio. O horário de funcionamento vai das 7 às 18 horas todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Participe e seja solidário você também!

 

 

com informações de: Folha Uol

veja também