Intercâmbio é aposta de jovens para destaque no mercado de trabalho

Intercâmbio é aposta de jovens para destaque no mercado de trabalho

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 12:11

Com planejamento antecipado e financiamento, os jovens garantem sua vaga nos programas de intercâmbio cultural. A viagem é uma forma de adquirir conhecimento, pois a maioria das empresas leva em consideração a experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga. Conviver em outro país desperta nos adolescentes tolerância, respeito entre as nações, além de desenvolver consciência de cidadania.

O intercâmbio não pode ser considerado apenas com um entretenimento ou passeio. “O que vale como diferencial é viajar com o intuito de estudar ou trabalhar em outro país e o resultado será a troca de experiências, seja ela cultural ou comercial, por exemplo”, declara Lina Carvalho, diretora pedagógica da Wizard Teresina.

O jovem não obtém apenas ganho profissional, mas pessoal também, porque a iniciativa de se envolver em um meio desconhecido, cheio de surpresas e dificuldades representa um crescimento nas relações interpessoais. Fernando Gomes decidiu passar cerca de 3 meses na Irlanda para estudar na Alpha College of English com o objetivo de se familiarizar com o idioma.

De acordo com ele, o investimento teve recompensas. "O corpo docente é muito bom, acho que a qualidade do ensino é um diferencial, além do programa de socialização à tarde e aos sábados, com visitas a lugares interessantes na Irlanda. Tem um professor que vai conosco e ele é muito divertido, na verdade, é como um guia turístico, porque ele conta um pouco sobre a história do lugar, conta piadas e mostra as peculiaridades do local”, afirma.

Especialistas declaram que fazer um bom planejamento é essencial, além de ter comprometimento com os objetivos. “Conversar com os colegas que já fizeram intercâmbio e conhecer as agências, consultar os melhores pacotes são algumas recomendações”, ressalta.

veja também