Interesse de jovens por carreira militar ainda é grande

Interesse de jovens por carreira militar ainda é grande

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 9:13

Dos jovens que ingressam no Exército Brasileiro hoje, praticamente todos têm interesse em seguir carreira militar. Entre as vantagens de ser voluntário, conforme o major Klaus Raylen Tavares Rêgo, oficial da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, além de ter a oportunidade de poder ajudar com as despesas de casa, com um salário mínimo pago a cada um, passam para a fase adulta adquirindo valores importantes, como honra, responsabilidade e probidade.

Isso ao se dedicar integralmente à defesa da pátria a ponto de arriscar a própria vida, caso seja necessário.

Em contrapartida, na avaliação do major, o soldado cresce em meio a um processo de grande transformação. "O que a pátria faz pelo soldado transforma o adolescente em adulto e lhe passa valores que são complementados pela família, servindo de divisor de águas na vida do jovem", destaca. Ele explica que os militares são instruídos sobre vários temas sociais e políticos, como, por exemplo, quando aos símbolos nacionais, às instituições, poderes constituídos e definições de povo, país, nação e sociedade.

Para o major, essas instruções servem para fortalecer o vínculo com o país e defende que o feriado de 7 de Setembro, em que se comemora a Independência do Brasil, deve ser marcado pelo sentimento de liberdade, especialmente pelos jovens. Ele considera que a energia da juventudade o futuro do país é construído mediante base sólida, com valores morais e espirituais para que se torne uma nação desenvolvida.

Circuito Mato Grosso - O que o Dia 7 de Setembro representa para os jovens do século 21?

Major Klaus - O 7 de Setembro representa a expressão máxima da liberdade da nação brasileira, ontem, hoje e sempre. Não há nada mais importante para um povo do que sua liberdade. O jovem, mais do que ninguém, pode viver esta liberdade. Com a energia da juventude, o futuro do Brasil que desejamos será construído com alicerces profundos e pautados em valores morais e espirituais, que irão projetar a nação brasileira aos níveis que hoje se encontram os países tidos como desenvolvidos. A forma de se trabalhar esse desenvolvimento pode ser diferente da de ontem, mas sua essência continua a mesma.

Circuito MT - Pode-se considerar que o amor à pátria, previsto inclusive na Bíblia cristã, saiu de moda?

Major Klaus - Acredito que o amor a pátria é exteriorizado, demonstrado por cada um da sua maneira. Um comerciante que trabalha honestamente, cumprindo rigorosamente seus deveres e exercendo seus direitos, está amando sua Pátria. Um soldado que labuta diuturnamente e se prepara física e intelectualmente para defender sua terra está amando sua pátria. Enfim, todos aqueles que cumprem suas obrigações e gozam de seus direitos, de forma comedida e honesta, está demonstrando o amor que tem por sua pátria.

Circuito MT - Quantos ingressam no Exército por vontade própria atualmente?

Major Klaus - Quase 100% dos integrantes do Exército são voluntários. Hoje existe uma procura muito grande do jovem pela carreira militar e pelo serviço militar obrigatório. Quando perguntamos durante a seleção quem não é voluntário para servir, quase ninguém levanta a mão, existe um desejo muito grande em ser soldado. É a oportunidade do jovem de assumir responsabilidades, ter um salário, poder ajudar em casa e passar da adolescência para a vida adulta adquirindo valores como honra, amizade, camaradagem, lealdade, responsabilidade, probidade etc. Os concursos também têm sido muito procurados, tanto para a carreira de sargentos como para a de oficiais.

Circuito MT - O que um soldado pode fazer pela pátria?

Major Klaus - Entre outras coisas, pode dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria defendendo sua Honra, Integridade e Instituições e, se for preciso, defendê-la com o sacrifício da própria vida. Pode também desenvolver atributos como responsabilidade, lealdade, probidade, verdade e ajudar a difundi-los em sua comunidade, contribuindo para que o nosso país seja um lugar melhor para a sociedade. Mas a grande transformação é justamente o que a pátria faz pelo soldado, transforma o adolescente em adulto e lhe passa valores que são complementados pela família ou por esta incorporados, servindo de divisor de águas na vida do jovem.

Circuito MT - Há recomendação aos jovens para que adquiram respeito e amor pelo Brasil?

Major Klaus - Os nossos militares têm instruções sobre os mais diversos temas sociais e políticos, dentre eles, encontram-se os símbolos nacionais, as instituições, os poderes constituídos e as definições de povo, país, nação e sociedade. Todas essas instruções servem para fortalecer o vínculo do jovem com o país. Com essas e outras informações ele se sente integrado à nação e desenvolve naturalmente um sentimento de amor e respeito ao Brasil.

Circuito MT - Em um país como o Brasil, sem guerras e sem conflitos com os outros países, é preciso Forças Armadas e qual o trabalho desenvolvido por ela?

Major Klaus - O ser humano, de uma maneira geral, tende a não se preocupar muito com aquilo que desconhece ou utiliza pouco. A falta da guerra não necessariamente significa que ela não ocorreria se não tivéssemos Forças Armadas preparadas e que constantemente realizam a dissuasão em nossas fronteiras. A importância das Forças Armadas foi muito bem explicitada pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama: “… É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”.  As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Circuito MT - Além de zelar pela pátria, há outros trabalhos do Exército Brasileiro que merecem destaque?

Major Klaus - O Exército Brasileiro realiza diversos trabalhos que colaboram com o desenvolvimento Nacional por intermédio de diferentes setores, como o Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Biológico do Exército (IBEx), Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) etc. Presta, ainda, o constante apoio às comunidades afastadas da fronteira que contam com atendimento médico e odontológico, proporcionados pelos Pelotões que se encontram naqueles rincões, e acode a Nação diante de calamidades públicas, apoiando a Defesa Civil, entre outras ações.

Por Poliana Almeida

veja também