Internet vira aliada dos jovens durante estudos para o Enem

Internet vira aliada dos jovens durante estudos para o Enem

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 4:34

A geração que cresceu tendo a internet como companhia está, aos poucos, descobrindo que a rede pode ser uma aliada nos estudos. Os portais de internet, blogs, YouTube, Facebook, Twitter e jogos on-line têm virado parceiros de professor e aluno na preparação para o Enem e demais vestibulares.

Para o especialista em Educação e professor do colégio Arquidiocesano, José Everaldo Nogueira Júnior, a metodologia das provas do Enem tornou a internet uma ferramental fundamental. "É um casamento ótimo. A leitura na internet gera uma infinidade de links, de conexões. Você pode ler diferentes opiniões, ver vídeos."

Ao se colocar a palavra-chave "Enem" em uma busca simples no Google, são achados 5.990.000 resultados. Com um pouco de paciência, é possível encontrar instrumentos que auxiliem no estudo. No entanto, a maioria desse material ainda está dispersa e nem sempre o estudante consegue filtrar o que realmente pode ajudar.

"Essa foi uma de nossas ideias. Centralizar e produzir material de qualidade para o ensino a distância, voltado para o Enem", afirma Luzia Regina Alves, desenvolvedora do EuNoEnem.

Com 15 mil alunos cadastrados, o site (www.eunoenem.com.br) traz aulas on-line, simulados, vídeos educativos no YouTube, conteúdo em MP3, dicas de redação e um blog sobre atualidades.

Twitter e Facebook são usados para alertar sobre novas postagens no site. "Pelo perfil dos estudantes, [que têm] entre 16 e 17 anos, sabíamos que a internet seria um parceiro natural nos estudos", diz Alves.

Com proposta semelhante, o site O Povo no Enem (enem.fdr.com.br) traz conteúdo focado no Enem. Desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha, de Fortaleza, o site nasceu para divulgar material didático. Com a internet, porém, foi possível agregar conteúdos, com vídeo e aulas em formato de rádio, que podem parar no aparelho MP3 dos alunos.

Na mesma linha, estão os sites www.mandebemnoenem.com.br, www.pordentrodoenem.com.br, www.enemdicas.com.br e o portalenem.com.br.

Para Jucimara Roesler, diretora da Unisul Virtual, universidade catarinense com mais de 15 mil alunos matriculados no ensino a distância, a internet e as mídias sociais são pouco exploradas em suas possibilidades.

Para ela, é pode-se usar o Twitter para treinar redação, o Facebook e o Orkut para discutir questões sociais contemporâneas. "As possibilidades são várias e essa geração está conectada. É preciso haver orientação do professor para usar esse potencial."

veja também