Jogar videogame pode ajudar a combater pesadelos

Videogame pode ser útil contra sonhos ruins

Atualizado: Quarta-feira, 18 Janeiro de 2012 as 9:56

Um estudo realizado pela Associação Americana de Psicologia afirma que pessoas que jogam videogame regularmente têm menos pesadelos ou conseguem combatê-los mais facilmente do que quem não tem o hábito de jogar, de acordo com reportagem do jornal "Wall Street Journal".

A pesquisa comparou os sonhos de 64 gamers que jogam todos dias com 22 pessoas que não costumam jogar com frequência, todos eles membros do serviço militar dos Estados Unidos e do Canadá, sendo que alguns não exercem mais esta função.

O resultado é que quem jogou videogame teve mais sonhos bons e não teve relatos de estresse pós-traumático do que quem não tem o hábito de jogar videogame.

Ao relatar pesadelos, os militares que não jogam afirmaram ter sido vítimas passivas nos sonhos, ou seja, não conseguiam lutar contra o que os estava ameaçando, enquanto que os jogadores afirmaram ter confrontado as ameaças, sendo vítimas ativas, segundo o estudo.

A pesquisa aponta que jogos violentos e de guerra, como "Call of Duty" e "Battlefield" podem ter efeitos benéficos em soldados que atuam em zonas de combate.

O fato de participar de confrontos virtuais e vencê-los podem ajudar na motivação e na formação psicológica. A reportagem do "Wall Street Journal" afirma que a pesquisa ainda é inicial e que os resultados ainda são sugestivos.

Mais dados serão analisados e publicados posteriormente, afirma a associação de psicologia.

veja também