Jovens cristãos doam sangue durante o carnaval

Jovens cristãos doam sangue durante o carnaval

Atualizado: Quinta-feira, 10 Março de 2011 as 8:34

Em feriados prolongados, como o de Carnaval, os estoques dos bancos de sangue chegam a baixar 30%. Neste período, geralmente, aumenta o número de casos nos quais há necessidade de sangue, como atendimentos de emergência à vítimas de acidentes, por exemplo.

Com o objetivo de garantir estoques de sangue para o feriado, a Secretaria de Estado da Saúde está convocando a população para doar sangue no período pré-carnaval. Osvaldo Donini, coordenador da rede de hemocentros do estado de São Paulo, afirma que, com a falta de sangue, vários serviços são prejudicados. “A realização de cirurgias, por exemplo, pode ser afetada. Vale lembrar que este é um gesto de solidariedade, que pode salvar vidas e que o procedimento é totalmente seguro”, diz Donini.

O doador deve ter idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar documento original, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite, após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

São Paulo

Em Jacareí, no interior de São Paulo, o grupo Força Jovem Brasil, da Igreja Universal do Reino de Deus, aderiu à campanha em massa.

Na última segunda-feira (28), jovens compareceram à Santa Casa da cidade e abasteceram o hemocentro local.

Paraíba

Em João Pessoa (PB), pastores e integrantes do Força Jovem também arregaçaram às mangas e doaram vida.

Atendendo a um pedido especial do hemocentro da cidade, foi disponibilizada uma unidade móvel de coleta, na Catedral da Fé, localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 2.000, no bairro Expedicionário, onde foram colhidas ao todo  55 bolsas de sangue.

veja também