Jovens de até 20 anos são os que mais trocam de emprego na indústria

Jovens de até 20 anos são os que mais trocam de emprego na indústria

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 9:38

Os jovens são os trabalhadores que mais mudam de área na indústria de acordo com levantamento feito pela Ecobenefícios Good Card, empresa especializada em benefícios corporativos.

A pesquisa mostrou que o índice de rotatividade de funcionários alcança 5,52% entre jovens com idade de até 20 anos, sendo que quanto mais distante de zero maior a troca de trabalhadores.

A taxa entre os profissionais de 21 a 30 anos foi de 3,36%. Já entre os colaboradores de 31 a 40 anos, o número ficou ainda menor: 2,10%.

O levantamento foi feito com base em demissões e admissões de um conjunto de 247 mil trabalhadores de empresas do Brasil, ou o equivalente a 2% dos trabalhadores registrados na indústria no país.

Para o diretor-executivo da Ecobenefícios, Alexandre Leite, o jovens de até 20 anos trocam mais de emprego por não terem responsabilidade familiar.

- Esse comportamento dos mais jovens também pode ser associado à menor carga de responsabilidade familiar, apresentando um desprendimento muito superior em comparação com os profissionais mais velhos.

A grande quantidade de mudanças no início de carreira é um problema para o RH das empresas brasileiras na indústria.

- A empresa prepara o profissional e ele logo muda de área. O desafio é dosar esse processo, garantindo, por um lado, que se evite a formação de profissionais apenas para a concorrência e, por outro, que se retenham os melhores talentos.

veja também