Jovens diferentes fazendo a diferença! É possível?

Jovens diferentes fazendo a diferença! É possível?

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 12:13

"E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis ". (II Pe. 2.7)

À semelhança do apóstolo Paulo, Pedro também teve de lidar com falsos mestres, os quais negaram ao Senhor (v.1). Ele prossegue falando do juízo divino sobre os anjos que pecaram (v.4), sobre o mundo da época de Noé (v.5) e sobre Sodoma e Gomorra (v.6). Naquela, moravam Ló e sua família (Gn. 14.12). ¹Sodoma se tornou sinônimo de pecado deliberado. O escritor de Gênesis afirma que o pecado do povo dessa cidade havia se agravado muito (18.20). Mas o que eles faziam de tão grave? Ezequiel 16. 49 e 50 responde: "(...) soberba... nunca amparou o pobre e o necessitado... foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim..." Em Gênesis 19.4 e 5 temos o retrato da sua perversão sexual; praticavam o ato do homossexualismo. Era uma cidade tão bela em sua estrutura, porém, tão desfigurada em sua espiritualidade.

Mas naquela cidade nem tudo era ruim. Havia alguém especial, que temia a Deus e que repudiava tais práticas profanas. Ló era justo (II Pe. 2.7). É incrível como este homem cuja vida foi um exemplo vivo de integridade, conseguiu se manter imune às depravações morais daquela sociedade fria e caótica. Ele tinha tudo pra cair na "onda" dos sodomitas, mas preferiu ser fiel. Qual era o seu segredo? Ele apenas temia a Deus.

É certo que, fazer a diferença em um mundo tão depravado, promíscuo e banal, para muitos dos nossos jovens parece ser difícil. Mas creia: é possível! Somos tentados todos os dias a desistirmos de Cristo e nos acostumarmos com o pecado. O mundo atual não está mais tão diferente da época de Sodoma e Gomorra. Observe o que está se passando no mundo à sua volta e você perceberá a necessidade que temos, urgentemente, de despertarmos para esta sonolenta situação.

Você está nesse mundo, mas você não pertence a ele. À sua volta, pode haver pessoas adeptas da adoração à própria imagem e vitimadas pela carnificina do materialismo, alcoolismo, tabagismo e por outras formas de prisão espiritual, mas você está do "outro lado", do lado daqueles que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro. Você pode fazer a diferença! Você é diferente e alegre-se por isso! Assim como o Senhor preservou a Ló para não se corromper, cuidará também de você (v.9).

Jailton Sousa Silva

Jailton Sousa   é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Também atua no Departamento de Educação Cristã (DEC) da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo-SP, e colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Blog:   http://www.jailtonsousa.blogspot.com/

veja também