Jovens passam a noite toda na calçada por vaga no Senai

Jovens passam a noite toda na calçada por vaga no Senai

Atualizado: Terça-feira, 13 Dezembro de 2011 as 10:19

O rapaz José Alex Ferreira do Nascimento, de 21 anos, morador da Vila Rica, em Sorocaba, chegou às 13h de ontem ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do bairro de Santa Rosália e é o primeiro da fila para disputar uma vaga do curso de analista de controle de qualidade. Como ele, outros candidatos aos cursos formaram uma fila e, desde ontem, optaram pelo esforço de passar a noite na calçada com o objetivo de ampliar as chances de colocação no mercado de trabalho. Às 22h já havia 23 pessoas na fila e os três primeiros estavam sentados em cadeirinhas.

"Vale o esforço, porque é um curso qualificativo, e sem qualificação profissional não dá para entrar no mercado de trabalho", disse José Alex. Ao seu lado, em segundo lugar na fila, estava o amigo Lucas Danton, de 16 anos, que disse: "Tem que valer a pena, no final compensa." Seu objetivo é garantir uma vaga para o curso de desenho técnico mecânico, que oferece quatro vagas. "Se ele sair daqui, perde a vaga", disse José Alex referindo-se a Lucas.

Victor Daniel Almeida, de 19 anos, morador do bairro Paineiras, disse que estaria na fila a partir das 5h de hoje e só não poderia passar a noite porque terá que viajar de madrugada até Alumínio para levar a mãe ao trabalho. Seu curso de interesse é ferramenta da qualidade. De repente, o ferramenteiro Ricardo Pizol, de 42, surgiu com o filho Ricardo Pizol Júnior, de 18 anos, que também quer fazer o curso de desenho técnico mecânico. Perguntando a todos os que já estavam na fila, o pai fez uma pesquisa de quantos entre os consultados pretendiam esse curso e o seu filho era o terceiro (de quatro vagas). "Para não perder tempo", disse o pai, explicando o recurso da pesquisa, também acreditando que o curso melhorará as chances do filho no mercado de trabalho. "Vale o esforço", disse o filho.

Otacilio Andries Neto, responsável pelos cursos de formação inicial e continuada do Senai, confirmou que faz sentido a procura pela garantia dos primeiros lugares na fila porque as inscrições são por ordem de chegada. As senhas começam a ser distribuídas às 7h de hoje e o atendimento é a partir das 8h30. As inscrições começam hoje e vão até quando as vagas forem preenchidas ou os cursos serem iniciados. Há cursos com início previsto em janeiro, em fevereiro e em março de 2012. São 1.400 vagas remanescentes em vários cursos nas áreas de automação, setor automotivo, educação, eletroeletrônica, gestão, metalmecânica, metalurgia, plástico, segurança do trabalho, tecnologia da informação.

veja também